Prefeitura entrega alimentos de produtores da agricultura familiar de Cariacica para 300 famílias e entidades

Mais de 14 toneladas de alimentos adquiridos diretamente de produtores da agricultura familiar de Cariacica foram entregues nesta quinta-feira (19), no Banco de Alimentos Josué de Castro. A ação faz parte do Programa Alimenta Brasil (PAB), e os alimentos foram distribuídos para 300 famílias e entidades da cidade.

A entrega aconteceu em uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap) e Assistência Social (Semas) e são destinadas às pessoas acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), mais entidades. São produtos como banana, maçã, aipim, folhosos, manga, goiaba, inhame, batata doce, abobrinha e cajá.

"A agricultura familiar espera com anseio o reinício deste programa, que garante a eles a comercialização justa de parte de sua produção. Nossa equipe já está pronta para executar mais um ciclo do Programa Alimenta Brasil, em que somos referência há muito tempo", disse o secretário de Agricultura e Pesca, Nilson Teixeira.

Para a secretária de Assistência Social, Danyelle Lírio, é uma ação sempre esperada para as famílias: “Mais uma entrega de alimentos para pessoas que tanto necessitam. Temos um mapeamento de todas as famílias e entidades cadastradas e hoje estamos entregando mais de 14 toneladas de produtos cultivados em nossa cidade”.

Sobre o programa
O Alimenta Brasil é o novo programa de aquisição de alimentos do Governo Federal, que tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.

Além de beneficiar as famílias de Cariacica com as cestas, os produtores puderem vender seus produtos, como o agricultor Eduardo Facco: “Sou da comunidade Cachoeirinha e o PAB exercido no município ajuda muito a vender nossos alimentos. O programa vem para atender as duas classes que precisam: os produtores rurais, que conseguem vender os alimentos com um preço mais justo e também para atender as entidades com alimentos de qualidade. Muitos produtos orgânicos vão para famílias que não têm condições de comprar o alimento orgânico”, disse.

Os alimentos recebidos pelo Banco de Alimentos serão repassados, como doações, a 300 famílias em situação de vulnerabilidade social indicadas e encaminhas pelos Cras e Creas do município, além de nove instituições socioassistenciais indicadas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, sendo elas: Abrigo Velhice Desamparada Auta Loureiro Machado (Avedalma), Casa de Repouso Djalma Gonçalves, Associação Amor e Vida Unidade I e II, Apae Cariacica, Associação Mensageiros da Boa Nova/Projeto Arca da Aliança, Casa dos Menores de Campinas/Montanha da Esperança, Obra Social Cristo Rei, Núcleo Social Roger Fernandes Rodrigues e Associação Reame.