CorES - Iconografia Capixaba: olhar das cidades em exposição no Centro Cultural Frei Civitella a partir desta quinta-feira (19)

Um olhar apurado sobre as cenas do cotidiano de algumas cidades capixabas e seus monumentos consagrados, entre eles, o Estádio Kleber Andrade e o Monte Mochuara, destacando os potenciais turísticos, arquitetônicos, paisagísticos e culturais, com o desejo de ressuscitar e ressignificar os sentimentos de pertencimento, valorização e reconhecimento das forças artísticas e culturais da cidade.

Todos esses objetivos poderão ser descobertos e apreciados na exposição CorES: Iconografia capixaba, do aquarelista cariaciquense Robson Cordeiro, que irá expor seus trabalhos a partir desta quinta-feira (19), às 19 horas, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. A entrada é gratuita.

A exposição conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semcec), por meio de recursos da Lei João Bananeira.
A mostra estará aberta ao público até o dia 23 de junho, sempre de segunda a sexta, das 12h às 19 horas. Pode ser conferida virtualmente aqui.

CorES: Iconografia Capixaba apresentará ao público 38 obras pintadas com técnicas de aquarela sob papel, produzidas entre os anos de 2019 e 2022. Para produzir as obras, Robson utiliza pigmentos pastosos, sólidos, líquidos e o uso de técnicas mistas como o sombreamento com grafite ou detalhes em nanquim e guache.

"A exposição cria um fluxo de imagens que vai do usual e esperado, como as imagens tipicamente retratadas nas cartilhas de turismo e que caracterizam a beleza histórica e paisagística dos municípios, para aquilo que abre um novo âmbito de reflexão: as cenas de um Espírito Santo vivo, amado e odiado, leve e pesado, prazeroso e dolorido", declarou o aquarelista Robson Cordeiro, que é licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em Arte, Educação; mestre e doutorando em Educação em Ciências e Matemática.

O artista

Robson Vinicius Cordeiro atua e pesquisa projetos e práticas pedagógicas inter e transdisciplinares, sobretudo àquelas que dialogam com às manifestações artísticas e culturais, as variadas formas de pensamento e de expressão e os processos de aquisição dos códigos linguísticos e de conhecimento geral (alfabetização linguística, cultural, científica, social, entre outras).

Para suas produções artísticas, busca inspirações na literatura acadêmica, como os textos filosóficos, nas paisagens vividas e seus lugares de memória, nas situações do cotidiano e aquilo que elas podem expressar para além do olhar.

Exposição CorES - iconografia capixaba

Quando: abertura quinta-feira (19), às 19 horas. Aberto ao público até 23/06, de segunda a sexta, de 12h às 19 horas

Onde: Centro Cultural Frei Civitella, Campo Grande