Inscrições abertas para a Semana do MEI com programação presencial, on-line e gratuita até sexta-feira (20)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Cariacica (Semdecit), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), realiza a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que vai até esta sexta-feira (20). A programação é tanto on-line quanto presencial.

"É uma oportunidade para que os microempreendedores de Cariacica se capacitem mais para desenvolver seus negócios, além de aprenderem diversas técnicas de empreendedorismo", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Armando Garcia.

As atividades serão oferecidas gratuitamente por meio da plataforma on-line Sebrae Experience. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/SemanadoMEI2022.

Nas palestras, o empreendedor vai acompanhar atividades para se inspirar, inovar, planejar os negócios, cuidar das finanças e vender mais. Nomes como Murilo Gun, Viviane Duarte, Ricardo Bellino e Nath Finanças fazem parte da programação da semana. Além disso, algumas palestras e oficinas vão acontecer presencialmente.

O evento é voltado para Microempreendedores Individuais (MEIs). É promovido anualmente para oferecer uma programação ampla de oficinas, palestras e atendimento especializado para os MEIs.

Palestras presenciais

A primeira palestra presencial acontece nesta terça (17) e tem como tema "Atendimento ao cliente: como satisfazer e encantar seus clientes", às 19 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em Itacibá. Outra palestra, "Estratégia para Ampliar Minhas Vendas" será realizada nesta quarta (18), na avenida Getúlio Vargas, 901, em Campo Grande, também às 19 horas.

Na semana seguinte, de 23 a 27 de maio, o Sebrae vai receber os empreendedores em tendas instaladas em todas as regiões do Estado. Em Cariacica o local será montado ao lado da Câmara de Vereadores, em Campo Grande.

Os serviços oferecidos serão: abertura, alteração, declaração de faturamento e baixa de registro de MEI; orientação do Sebrae para quem quer abrir empresa e para quem deseja melhorar a gestão da empresa; oferta de crédito por meio do Programa Nosso Crédito; atendimento de profissional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para tirar dúvidas e orientação sobre parte contábil; atendimento de profissional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para tirar dúvidas e oferecer orientação jurídica; serviços da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e oferta de capacitações.

Serviços

O evento também vai contar com a participação dos parceiros para tirar dúvidas sobre assuntos que fazem parte do dia a dia do MEI, como registro de marcas, direito previdenciário, formalização, contratação de colaboradores e até acesso a linhas de crédito específicas para MEI.

MEIs no ES

De acordo com dados do Sebrae-ES, os MEIs são a maioria dos empreendedores no Brasil. No Espírito Santo, eles representam 66,72% dos empreendedores capixabas, um total de mais de 275 mil microempreendedores individuais.