Dia do Gari é comemorado com café da manhã na sede da Secretaria de Serviços de Cariacica

O Dia do Gari é comemorado no dia 16 de maio, mas a homenagem a esses profissionais tão importantes para a limpeza da cidade aconteceu nesta sexta-feira  (13) com um café da manhã em homenagem aos servidores, que fazem varrição e capina em todo o município.

O prefeito Euclério Sampaio participou da homenagem, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), na sede da Secretaria Municipal de Serviços (Semserv). “Vocês têm uma tarefa que pouca gente tem coragem de fazer. Vocês se dedicam ao máximo em favor da nossa cidade e eu tenho que reconhecer que vocês estão de parabéns”, disse o prefeito.

“Apesar de a equipe ser reduzida e com pouco recurso para contratação de mais servidores, vocês são verdadeiros guerreiros e guerreiras. Esta homenagem é para vocês, agentes da limpeza pública, que trabalham diariamente com carinho e dedicação no município, e fazem com amor a limpeza urbana de Cariacica”, ressaltou Marcos Aranda, secretário de Serviços de Cariacica.

Dia do Gari

A denominação gari é uma referência ao francês Pedro Aleixo Gary que, em 1876, assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. A população se referia aos trabalhadores da limpeza como “turma do gari”, termo que passou a ser conhecido em todo o Brasil. Em 1962 foi instituído o Dia do Gari no estado da Guanabara e teve a primeira comemoração em 16 de maio de 1963.