Depoimentos marcantes na comemoração dos 10 anos do Serviço Família Acolhedora e dos 15 anos do Programa Apadrinhamento Afetivo

Foi com muita festa e depoimentos marcantes que a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica (Semas) comemorou os 10 anos do Programa Família Acolhedora e os 15 anos do Projeto Apadrinhamento Afetivo. A celebração aconteceu nesta segunda-feira (2), no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande.

Presentes no evento a secretária de Assistência Social, Danyelle Lirio; o subsecretário de Assistência Social, Marcelo David; a juíza Morgana Dario Emerick e a psicóloga Solineia Braun, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Cariacica; vereadores da cidade, demais secretários e pais de filhos acolhidos.

"A nossa secretaria trabalha com pessoas. Isso nos emociona. O Programa Famíla Acolhedora é um projeto referência no Estado. Outros municípios vêm conhecer esse trabalho tão bonito e tão importante, um motivo de orgulho para todos nós, porque fazemos o Família Acolhedora e o Apadrinhamento Afetivo com amor", disse a secretária de Assistência Social, Danyelle Lirio.

A juíza Morgana Dario Emerick, 1ª Vara da Infância e Juventude de Cariacica, elogiou a ação e destacou a importância para as crianças que são acolhidas. "A situação das crianças que precisam de acolhimento é muito difícil. A melhor medida é se afastar da família. E é aí que entra o programa e o projeto, que já está há muitos anos fazendo o papel de suavizar e confortar quem precisa ser acolhido", destacou.

Acolhimentos

Em 2012, a educadora social Sandra Rozendo trabalhava em um abrigo de acolhimento quando Joana Nascimento chegou ao local.

"Na época levei ela para passear, porque era permitido. Depois disso o programa surgiu graças a nós educadores sociais, que queríamos oferecer um convívio familiar para as crianças que chegavam aos abrigos. Conversei com meu marido e meu filho, a gente se apaixonou por ela. Entrei no programa porque senti o desejo de acolhê-la. Nós nunca perdemos o vínculo e temos convívio até hoje", afirmou Sandra.

O ator Theodoro Arildo Simon é um participante ativo do Programa Família Acolhedora e do Projeto Apadrinhamento Afetivo. Atualmente, ele está no quarto apadrinhamento.

"O período de convivência é de até dois anos. Depois eles voltam para o abrigo ou podem ser adotados. Já acolhi duas crianças de 10 anos, uma de 8 e agora um adolescente de 17", afirmou o ator, que leu uma poesia de cordel sobre o programa durante o evento.

Os programas

As ações surgiram por meio de iniciativas de educadores sociais que gostariam de acolher e apadrinhar crianças e adolescentes. O Programa Família Acolhedora surgiu em 2012. É uma política pública garantindo a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes do município.

Esta modalidade de acolhimento é fator protetivo e prioritário tendo em vista a experiência e vivência em ambiente de afeto e cuidado, elementos que fazem a diferença e contribuem para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes neste delicado período.

Já o Projeto Apadrinhamento Afetivo surgiu em 2007 com a intenção de garantir convivência familiar e comunitária a crianças e adolescentes acolhidos por meio de medida de proteção. O padrinho ou madrinha é um agente de proteção e de referência para crianças e adolescentes acolhidos.