Gabinete de Gestão Integrada Municipal define estratégias para segurança da Romaria dos Homens e do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água

A reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada nesta quarta-feira (20), discutiu o esquema de segurança para dois eventos que acontecem neste fim de semana em Cariacica: atendimento aos fiéis cariaciquenses que irão ao encontro da Romaria dos Homens, no sábado (23); e o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água, na segunda (25).

Estiveram presentes na reunião, que aconteceu na sede da Defesa Civil de Cariacica, no 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, representantes da Secretaria de Defesa Social de Cariacica (Semdefes), da Guarda Municipal de Cariacica e da Polícia Militar, além de representantes das secretarias de Saúde e de Assistência Social.

"Estabelecer essas organizações e diretrizes é fundamental para que tudo ocorra com segurança e tranquilidade a fim de evitar ocorrências e transtornos para a população que irá prestigiar esse grandes eventos de muita repercussão no Estado", disse o secretário de Defesa Social, Claudio Victor.

Para a segurança dos fiéis que partirão de bairros de Cariacica para encontrar a Romaria dos Homens, a Guarda Municipal e a Polícia Militar realizarão bloqueio temporário de vias a medida que os romeiros passarem pela avenida Mário Gurgel (BR-262). Os agentes da Guarda e o 7º Batalhão de Infantaria acompanharão o trajeto para garantir a segurança.

Haverá bloqueios nos cruzamentos da avenida Mário Gurgel (BR-262) e Rodovia José Sette (ES-080);  no trecho de Cariacica-Sede até a entrada do bairro Planeta; além da divisa com o município de Viana até Jardim América.

Já para o Carnaval de Congo de Máscaras, as equipes realizarão trabalho de acompanhamento da movimentação do evento, para que não haja intercorrências até o fim da folia.

"O compartilhamento de informações entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar permite que a gente possa aprimorar ainda mais a sensação de segurança dos participantes e garantir que os eventos sejam realizados com qualidade e tranqulidade", afirmou o major Prado, da 16ª Companhia Independente, de Nova Rosa da Penha.

Além de discutir o esquema de segurança dos eventos, foi apresentado o Programa Municipal de Segurança Pública (PMSP), que tem o objetivo de desenvolver metodologias e sistemas automatizados para elaboração de diagnósticos, capacitar servidores municipais, estruturar e implantar observatórios municipais de segurança pública, entre outras medidas de reforço.