Carnaval: Independente de Boa Vista une a águia e o pássaro de fogo para contar lenda de Cariacica no Sambão do Povo

A águia símbolo do Grêmio Recreativo Escola de Samba (Gres) Independente de Boa Vista tem uma companhia na avenida no desfile do Carnaval das Escolas de Samba do Espírito Santo: o pássaro de fogo. Juntos, irão contar uma lenda de Cariacica, na madrugada de sábado (8) para domingo (9) no Sambão do Povo. A escola hexacampeã é a quarta a desfilar, por volta de 1h36 da manhã.

O enredo da escola de Itaquari neste ano é “O Pássaro de Fogo traz a Boa Nova: é Tempo de Amar”, inspirado na lenda de um casal indígena que, por viver um amor proibido, foi transformado em duas montanhas muito conhecidas: Mochuara e Mestre Álvaro. Uma vez por ano os jovens amantes se libertariam de sua prisão de pedra e o pássaro encantado lhes serviria por mensageiro.

A Boa Vista, nas cores vermelho, azul e branco, está no Grupo Especial e vai desfilar com três carros, dois tripés e 19 alas, distribuídas entre os cerca de 1.600 componentes.

No barracão, as fantasias já estão prontas e os últimos detalhes nos carros estão sendo finalizados com o apoio de equipes do Rio de Janeiro, Parintins (AM) e de outros lugares do Brasil. Tudo para entregar a escola impecável na busca do seu heptacampeonato.

O carnavalesco Robson Goulart, do Rio de Janeiro, é tricampeão pela Boa Vista. Fez cinco carnavais da agremiação. Levou o título em 2014, 2019 e 2020 e está em busca do quarto título para a história, além dos outros que já conquistou em outras escolas.

“Por conta da pandemia, precisamos reduzir o ritmo de trabalho, mas já retornamos e já está quase tudo finalizado. Aqui temos equipes de aderecistas, ferreiros, escultores, pintores, equipe de movimentação de alegorias de Parintins. Um ajuda o outro. A gente vai levar um carnaval alegre, colorido e descontraído para que as pessoas brinquem na avenida, para celebrar a vida. Vamos tentar o heptacampeonato!”, exaltou o carnavalesco.

Tayllor Oliveira, também do Rio de Janeiro, é líder de adereços no barracão e é o primeiro ano dele na Boa Vista. Ele também está esperançoso para conquistar o título. “Aqui somos 12 profissionais, todos de primeira. A Boa Vista sempre renova e leva muita alegria para o povo. Esperamos dar um show na avenida, assim como foi o nosso ensaio técnico. Vamos torcer para sermos campeões de novo!”

“Estou aqui desde 2013, vim com o carnavalesco Robson para fazer a Boa Vista levar mais um título. Estamos aqui dando o nosso melhor, finalizando todas as fantasias para os componentes e de olho no tempo para que fique tudo pronto. Peço para que todos preparem o coração, porque o choro de alegria vai descer”, disse o aderecista Bruno Alves, também do Rio de Janeiro.

A escola

A Independente de Boa Vista como escola de samba possui 38 anos. Foi fundada em 14 de outubro de 1975, como o bloco de rua Mocidade Unida de Boa Vista, ligado a um time de futebol do bairro Itaquari, totalizando 47 anos de história. O primeiro Carnaval da Boa Vista como agremiação foi em 1984. A escola de samba possui seis títulos. Os triunfos são de 2010, 2012, 2014, 2017, 2019 e 2020.

Confira a letra do samba-enredo da Independente de Boa Vista

“O Pássaro de Fogo traz a Boa Nova: é Tempo de Amar”

Compositores: Ciraninho de Castro, Alemão do Cavaco, Noca da Portela, Flavinho Bento, Kiki Marcellos, Emerson Xumbrega e Bid do Cavaco

Sou índio Guerreiro,
Capixaba, Brasileiro!
O pássaro de fogo anunciou:
A “Tribo Boa Vista” chegou!

Oh mãe Terra… Paraíso dos meus Ancestrais!
Salve os filhos desse chão.
Ritual, celebração.
Nossa Aldeia canta forte pela paz.
Na Serra a Lua cheia beija o Sol
Corre o Rio para o Mar
Mata virgem de amor
Reluz paixão nos olhos da nativa Aymoré.
Desperta o desejo do invasor,
E surge o poder de um Xamã.
Cacique ordena o mal
Lenda, de um casal proibido…
Imortal!

Mensageiro do amor a viajar
Pairam lindas melodias no ar
Prazer e sedução
Feitiço e solidão
Belezas que não podem se tocar

Transforma Jaciara em Mochuara!
Mestre Álvaro imponente foi valente Guaraci
Índio não quer mais lutar
Quer se abraçar
Índio quer sorrir
Baila! Na Floresta ao som da fé!
Guaporé que banha a alma.
Santo Espírito é!
E quilombola a herança dos carnavais
De mascarado vou levantar poeira,
Cariacica é meu lar