Carnaval: União Jovem de Itacibá, a escola de samba mais antiga de Cariacica, leva as estações do ano para o Sambão do Povo

A escola mais antiga de Cariacica tem a juventude no nome. A Associação Recreativa Escola de Samba (Ares) União Jovem de Itacibá vai se apresentar nesta quinta-feira (7), no primeiro dia do Desfile das Escolas de Samba do Espírito Santo.

Por trás da agremiação, há muito suor, trabalho e determinação da comunidade. A escola é a terceira a entrar no Sambão do Povo, por volta de meia-noite. No barracão, os preparativos estão intensos e a escola já está quase pronta.

A escola, das cores verde e branco, está no Grupo B do Carnaval capixaba e vai desfilar com um carro, um tripé, 16 alas e 618 componentes. No barracão, que funciona em espaço cedido pela Associação de Moradores de Itacibá, estão as alegorias e as fantasias produzidas pelos moradores e que são doadas aos integrantes.

A União Jovem de Itacibá, que tem o colibri como mascote, vai fazer um passeio pelas quatro estações com o enredo “Nossos poetas decantam aspectos, facetas e elementos das quatro estações do ano: uma ode sublime às forças da natureza, à cultura e à vida".

Ela tem o desafio de vencer o Carnaval e subir para o Grupo A. Ubiracy Alvarenga Meireles, diretora de carnaval, mais conhecida como Bira, conta os desafios e expectativas da escola.

“Retomamos com poucas pessoas, mas que são suficientes para levar a escola à avenida. Evoluímos bem. A gente realmente faz o Carnaval da escola com muito amor e com a colaboração da comunidade. As pessoas trabalham e, sempre que elas têm um tempo, passam aqui para nos ajudar. A expectativa está enorme. A gente quer ganhar!”, disse Bira, com expectativa.

A comissão de frente da União Jovem de Itacibá conta com 10 pessoas. E para comandar todos os integrantes, o coreógrafo e dançarino Fernando Queiroz conta o segredo.

“Fé, confiança e apoio da comunidade. Prometemos levar uma dança muito bonita, contando com a experiência de outras escolas das quais fiz parte. A gente vai levar algo muito bem elaborado e teatral. Será composta por jardineiros. O restante eu não posso falar, preciso manter o suspense. Espero muito ganhar minhas notas 10, que a escola ganhe também, e que ela suba de grupo. A gente vem com muita garra e vai ser muito lindo”.

“No desfile de 2020 nós ‘batemos na trave’. Por décimos, não fomos para o Grupo A. Este ano nós vamos. Estou confiante. Os casais de mestre-sala e porta-bandeira estão prontos e o nosso mestre Mateus também, para comandar a bateria. Já deu tudo certo”, disse Renilson dos Santos, mais conhecido como Siri, secretário da escola de samba e presidente da Associação de Moradores de Itacibá.

A escola

A União Jovem de Itacibá é a escola de samba mais antiga de Cariacica, com 45 anos de história. Foi fundada em 22 de maio de 1976, como bloco de rua. Após registro no cartório, se tornou escola de samba, que desfilava na então avenida Princesa Isabel, onde eram realizados os desfiles, antes do Sambão do Povo. Em 1986, com o cancelamento do Carnaval em Vitória, parou de desfilar.

Após mais de 20 anos, retornou em 2007 como o bloco de rua Só Parceiros de Copo (SPC), que apresentava uma miniestrutura de escola de samba. Onze anos depois, em 2018, após reconhecimento da Liga das Escolas de Samba, foi classificada como escola de samba novamente, no Grupo B.

Confira a letra do samba-enredo da União Jovem de Itacibá

Compositores: Matheus Neri, Murilo Marciano e LB do cavaco

O nosso canto vai ecoar
Quem vem de lá? União Jovem de Itacibá
Força jovem incendeia na cadência legal
Vai sacudir geral!

O bailar do colibri
Anunciando a primavera
São flores em um lindo jardim, pintura em aquarela
Minha escola te convida faz a festa na avenida, neste lindo visual

Brincar no colorido do seu carnaval
O sol no horizonte aquece minha alma
A estação mais quente no hemisfério então se instala
Um brinde ao prazer com sorriso viva o verão
Uma "praiana" eu vou curtir com a União

Faz um verso de improviso, firma na palma da mão
Verde e branco, meu amor, minha paixão
E nos versos dos poetas nascem as belas canções
Nas quatro estações

É sempre assim
Na estação singela e pura
O outono enfim folhas secas flutuam
O inverno chega para aquecer o meu coração
Comunidade dá um show
No altruísmo um lindo gesto de amar
Somos de Cariacica isso aqui é União
Meu samba vai te emocionar!