Professor autista dá aulas para a Educação de Jovens e Adultos em escola municipal de Cariacica

Este sábado, dia 2 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em Cariacica, atualmente, são 705 alunos, com idades de 2 e 14 anos, dentro do espectro autista nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).

Além dos estudantes, a Prefeitura de Cariacica também possui um professor que faz parte deste universo. Helder Vieira de Jesus, de 39 anos, tem autismo moderado e atualmente trabalha na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Oliveira Castro, em Itaquari.

Ele é servidor concursado e, desde setembro de 2021, integra o magistério municipal de Cariacica. Helder tem cursos superiores em Educação Física, Pedagogia e Ciências Biológicas, além de mestrado em Ciências da Religião.

Quando criança, sofria com problemas, pois tinha dificuldade de interação social. A descoberta de que ele estava dentro do espectro autista só veio na idade adulta.

Por isso, para ele ocupar esse posto é um motivo de muito orgulho, já que antes de ser diagnosticado como autista ele não se encaixava em outros trabalhos. Helder, então, optou por um concurso público. E teve muito sucesso. É que além de ser aprovado em Cariacica, ele passou em outros 12 processos seletivos.

Para o professor, trabalhar com alunos da educação especial é benéfico tanto para ele quanto para os alunos, pois conhece as dificuldades pelas quais os estudantes passam.

“Sermos pessoas com deficiência nos aproxima, porque eu sei o quanto é difícil ter deficiência. Alguns alunos relatam que se sentem mais motivados por verem minha trajetória”, destacou o professor.

Educação especial

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) disponibiliza na rede de ensino de Cariacica professores de educação especial em todas as escolas no turno regular. Além de professores para atendimento educacional especializado para o contraturno dos alunos com algum tipo de deficiência que estudam no ensino regular.

As escolas possuem salas equipadas e adaptadas para alunos com deficiências intelectuais, autistas, surdos, cegos, baixa visão, altas habilidades e outros.