Material reciclável recolhido nos ecopostos é entregue diariamente nas associações de catadores

A Secretaria Municipal de Serviços de Cariacica (Semserv) entregou nesta quinta-feira (24) uma carga de material reciclável na Associação Flexvida, localizada em Nova Canaã. Tudo foi recolhido em escolas, creches, Unidades Básicas de Saúde (UBS), condomínios e prédios públicos. O material é repassado também para a Associação Beneficente dos Catadores de Materiais Reciclávels (Acamarp), em Nova Rosa da Penha.

A coleta seletiva de lixo é realizada diariamente em 11 locais com ecoposto e outros serão instalados nos próximos meses. Os pontos de coleta estão localizados em vias principais, próximos ao comércio, em escolas, UBS e outros prédios municipais. Além disso, há pontos de coleta seletiva em dez condomínios.

“Oferecemos os locais com coleta seletiva e contamos com o apoio da população para que evitem fazer o descarte de lixo e entulho em locais irregulares. Estamos ampliando os locais com coleta seletiva para melhorar ainda mais esse serviço. Além disso, esse material se transforma em fonte de renda”, disse Marcos Aranda, secretário municipal de Serviços.

Como separar o lixo

Os ecopostos são prontos para receber plástico, papel, metal e vidro.

Plástico: garrafas PET, tampas, CDs, DVDs, tubos, canos, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e alimentícios, baldes, bacias, brinquedos, sacolas, saquinhos de leite e isopor.

Papéis: jornais, listas telefônicas, folhetos, caixas de papelão, revistas, folhas de rascunho, cadernos, caixas de leite e de suco limpas, envelopes, cartolinas e papéis de embrulho limpos.

Metais: latas limpas de alimentos, refrigerantes, cervejas, marmitas de alumínio limpas, panelas, talheres de aço, tampinhas, arames, pregos, fios, objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo e zinco.

Vidros: garrafas, potes, vidros de conserva, produtos de limpeza e frasco.