Incentivo ao esporte: 51 atletas de Cariacica assinam o termo de compromisso para a Bolsa Atleta

Para incentivar os atletas de alto rendimento de Cariacica a levar o nome da cidade para competições nacionais e internacionais, foi assinado nesta quarta-feira (16), na Estação Cidadania-Esporte, o termo de adesão da Bolsa Atleta.

O programa beneficia os atletas com uma ajuda de custo com valores que variam de R$ 1.800 a R$ 12.000, dividido em 12 (doze) parcelas. Neste ano, 51 atletas cariaciquenses foram contemplados com o benefício, que está dividido nas categorias Internacional, Nacional, Estadual, Estudantil e Paratleta.

O secretário de Esporte e Lazer, Sérgio Côgo, ressaltou a importância da Bolsa Atleta para os esportistas cariaciquenses. “Eu também fui atleta e senti durante a minha carreira a necessidade de ter um apoio dos órgãos públicos. E vocês aqui estão recebendo a Bolsa Atleta para poder ajudar a construir e realizar seus sonhos. Este ano vai ser de muitas conquistas para todos vocês. Hoje dobramos o valor do benefício, pois o prefeito Euclério Sampaio sabe da importância disso. Cariacica será muito bem representada por todos vocês”.

Messias Donato, secretário de Governo, exaltou os atletas cariaciquenses. “Que momento! Agradeço aos pais que estão aqui acompanhando esses atletas. Muitos deles têm como fonte de inspiração os pais. Que esse benefício possa trazer muitas alegrias a todos”.

Feras do esporte

Da categoria Paratleta, Victor Luiz Bezerra era só alegria ao lado da mãe, Stela Bezerra, principal incentivadora do menino de 14 anos, que é do caratê e já tem na bagagem um título brasileiro e um estadual.

“Ele pratica desde os 9 anos. O esporte melhorou a vida do meu filho em todos os sentidos. Hoje ele é mais feliz, tem mais amigos”, disse a mãe. Apaixonado pelo caratê, Victor tem grandes expectativas no esporte. “Meu sonho é ir para uma paralimpíada”.

Ana Beatriz Carneiro Passos, atleta de ginástica rítmica da categoria nacional, tem 16 anos e possui várias conquistas na modalidade, como um campeonato brasileiro de conjunto. Ciente dos gastos que um atleta de alto rendimento tem, o foco da ginasta é evoluir cada vez mais e ir para uma Olimpíada.

“Comecei aos cinco anos em um projeto na escola e me apaixonei pela modalidade. Meu maior sonho é dar o meu melhor sempre e agradeço o benefício por me permitir isso. Para mim ajuda bastante, porque com a ginástica há muitos gastos também com aparelhos e roupas”, relatou.

Contemplado pela primeira vez, Mateus Barcelar é representante do handebol, pela categoria estadual. Talento nato, o garoto é o orgulho da família, incluindo o irmão mais novo, Davi, que quer seguir os passos do mais velho.

“Eu comecei na escolinha do Castro Alves só por brincadeira. Logo depois meu treinador Dudu me chamou para fazer um teste e intensificar os treinos em outro período. Depois fui para o time oficial da escola. Quando eu cheguei lá eu era o mais novo, com 11 anos jogava com os meninos de 14. Aí joguei no Campeonato Estadual e no Brasileiro Escolar. Eu amo handebol e é isso que eu quero fazer”, disse o jogador, sob os olhares da mãe, Juliane.“Todo incentivo partiu de mim. A gente quase se mata de tanto torcer”, disse, orgulhosa.

Lei Horácio Carlos Rosa (5.974/2019)

A Bolsa Atleta fornece ajuda de custo para auxílio do atleta com passagens aéreas e terrestres, hospedagens, alimentação e instrumentos referentes à modalidade escolhida e praticada pelo competidor.

A lei de incentivo ao esporte Horácio Carlos Rosa vem beneficiando atletas e paratletas do município em competições estaduais, nacionais e internacionais. Horácio foi um dos melhores radialistas esportivos do Estado e sua voz marcante era comparada ao do também locutor referência da Rádio Globo Jorge Curi.

Clique aqui e confira a lista dos atletas contemplados.