Ação das secretarias de Assistência Social e Saúde atende a 60 integrantes de acampamentos ciganos

Com o objetivo de levar os serviços da Assistência Social e da Saúde ao povo cigano, foi realizado nesta sexta-feira (25) um dia de atendimentos em acampamentos situados em Cariacica. A ação foi realizada pelas secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e Saúde (Semus), por meio da Gerência de Igualdade Racial, nas regiões de Moxuara, Santo Antônio, Bubu e Campo Verde.

Cerca de 60 integrantes da comunidade cigana – 15 crianças e 45 adultos – receberam serviços como atualização do Cadastro Único (CadÚnico), consultas médicas, avaliação nutricional, testes rápidos, vacinação e exame de hanseníase.

Roberta Goltara, secretária de Saúde, explica a importância desse tipo de ação. “Estamos levando vários atendimentos de saúde até a comunidade de ciganos a fim de estar mais próximo desse público”.

“Levamos para esta comunidade a oportunidade de ter acesso a serviços que muitas vezes essa população nem mesmo sabe que tem direito”, salientou Sandro Cabral, gerente de Igualdade Racial da Semas.

Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social, ressalta que essa ação integrada é apenas a primeira. “Nossa gestão é de todos. Vamos continuar trabalhando para atender às necessidades dos nossos povos tradicionais”.

Uma das pessoas atendidas foi Ireny Maria de Jesus, 56 anos, integrante do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comppir), que é moradora do acampamento cigano de Moxuara.

“Essas ações beneficiam a gente, porque muitas vezes não temos condições de ir em busca de uma consulta médica, de um exame, de um registro de CadÚnico”.