Cariacica recebe R$ 3 milhões do Ministério da Saúde para construir UBS em Operário e Vila Graúna

A Prefeitura de Cariacica recebeu um recurso de quase R$ 3 milhões, do Governo Federal, para a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os próximos bairros que vão receber os equipamentos municipais serão Operário e Vila Graúna. As obras serão licitadas.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) pelo secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros Parente, em uma cerimônia que contou com as presenças de autoridades municipais e estaduais.

“A intenção de investir na atenção básica é tornar a Saúde muito mais forte e resolutiva. O objetivo é solucionar 80% dos casos que chegam às UBS na própria unidade, sem a necessidade de chegar aos hospitais, priorizando a prevenção. Todo o dinheiro gasto em atenção básica à saúde é um dinheiro muito bem investido”, explicou Raphael Câmara.

O prefeito Euclério Sampaio concordou com o representante do Ministério da Saúde. “Contamos com o apoio dos governos estadual e federal porque Cariacica já avançou muito, mas precisa avançar ainda mais. Na nossa gestão tem espaço para todos que quiserem ajudar a população do nosso município”.

Por falar em parceria, Messias Donato, secretário de Governo, ressaltou a colaboração de todos os envolvidos na chegada desses recursos. “Essa conquista é resultado do trabalho de captação de recursos para investimentos na saúde de Cariacica”.

Avanços

Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde, ressaltou que Cariacica cada vez mais tem investido em atenção básica. Hoje, por exemplo, o município tem 80% de cobertura com Equipes de Saúde da Família.

“Na cobertura vacinal (de todos os imunizantes), Cariacica está com um índice acima da média do Espírito Santo e do Brasil. No combate à Covid-19, somos destaque na vacinação e na testagem”, comemorou a secretária.

“Cariacica é um exemplo de como o Sistema Único de Saúde (SUS) pode funcionar, porque faz uma gestão diferenciada”, destacou Nésio Fernandes, secretário de Estado da Saúde.

Bartolomeu Martins Lima, superintendente estadual do Ministério da Saúde, aproveitou para chamar a atenção para o trabalho da prefeitura durante a pandemia. “O SUS não para nunca e não parou durante a pandemia, que trouxe tantos transtornos. Temos uma preocupação com a vida e ainda podemos contar com um prefeito apoiador desse processo”.