Ônibus da Polícia Civil faz neste sábado (19) ação de enfrentamento à violência contra a mulher com apoio da Secretaria de Assistência Social

O bairro Campo Grande contará neste sábado (19) com uma ação de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. É que o município de Cariacica vai receber o ônibus da Polícia Civil com o objetivo de orientar a população e receber denúncias, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A ação, que faz parte do projeto da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e Delegacia da Mulher itinerantes, vai receber o público das 8 às 15 horas, na Avenida Campo Grande.

“O objetivo é trabalhar na prevenção da violência contra a mulher, tirar dúvidas sobre a lei e os tipos de violência feminina”, explicou a secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio.

A iniciativa para o enfrentamento à violência contra a mulher ocorre em âmbito nacional, durante todo o mês de fevereiro e início de março, em razão da Operação Resguardo II, sendo comandada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Siop), e no Estado do Espírito Santo, com coordenação Estadual da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil.

Campanha

Cariacica também possui iniciativas de combate à violência contra a mulher. Uma delas é a campanha "Cariacica Por Elas", lançada em agosto. A campanha distribui material educativo e informativo nos equipamentos públicos como os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Conselhos Tutelares.

Os cartazes e fôlderes contêm os telefones dos locais onde as vítimas podem denunciar as agressões e também a explicação sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, como as violências física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

Casa da Mulher

Nos próximos meses, a meta de combater a violência doméstica vai ganhar o reforço da Casa da Mulher Brasileira. O espaço vai centralizar os serviços voltados para a mulher vítima de violência, onde poderá solicitar medida protetiva e receber atendimento psicológico e socioassistencial, entre outros.

O município será o primeiro do Estado a contar com uma unidade do programa, que é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e ficará no bairro Rio Branco. A construção será feita com recursos federais e municipais e a gestão será feita pela Prefeitura de Cariacica.