Agentes da Guarda Municipal são treinados para ajudar no salvamento de vítimas de acidentes

A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) promoveu um curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH), voltado para agentes das forças de segurança e proteção de Cariacica. Participaram do treinamento os 47 Guardas Municipais de Cariacica, 15 agentes de trânsito e dois agentes da Defesa Civil.

O curso de APH Tático tem como objetivo capacitar os agentes de segurança para atuar nos primeiros cuidados em casos de acidentes ou situações extremas que envolvam, por exemplo, ferimentos com armas de fogo.

Para o subsecretário da Guarda Municipal, Cabo Fonseca, o conhecimento é primordial para salvar vidas. “Queremos que nossos agentes estejam altamente capacitados para atuarem em ocorrências de alta complexidade”, ressaltou.

Durante o treinamento foram realizados exercícios simulados sob a observação do capitão Rafael Santana da Silva, comandante da Força Tática da 1ª Companhia do 10º Batalhão da Polícia Militar de Guarapari, e instrutor do curso.

“O treinamento é fundamental para que os agentes tenham condições de prestar aos cidadãos os primeiros atendimentos pré-hospitalares. O objetivo é evitar que a vítima venha a óbito no local do acidente”, disse o capitão.

Para os guardas municipais, o curso foi de extrema importância e mais uma ferramenta para melhor atenderem a população de Cariacica. “Nós estamos nas ruas diariamente e é importante estarmos preparados para situações adversas”, diz a guarda municipal Michely Magri Martins.

“Estamos na linha de frente, lidando com diversas situações todos os dias. Este curso de APH Tático é muito importante para o nosso trabalho”, concluiu o agente Lucas Pereira Silva.