Prefeito Euclério Sampaio assina ordem de serviço para reforma da Unidade de Saúde de Cariacica-Sede

A reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cariacica-Sede começa a se tornar realidade. Nesta sexta-feira (10) o prefeito Euclério Sampaio assinou a ordem de serviço para o início da obra e enfatizou a importância da UBS para a população do município.

“Quero que esta unidade de saúde, que é a mais antiga do município e a segunda unidade mais antiga do Estado, seja referência para a população de Caricica-Sede e região. A Saúde tem avançado muito em Cariacica e muita coisa aqui será feita. Quero sempre fazer o melhor para os moradores de Cariacica-Sede", enfatizou o prefeito.

A reforma da UBS é uma parceria das secretarias de Saúde (Semus) e Obras (Semob) de Cariacica. A fachada da UBS, que foi inaugurada em 1951, será preservada e a obra contará com reparos como troca do telhado e toda a parte elétrica, reparos na fachada, novos consultórios, além de acessibilidade para os usuários, como afirma a secretária de Saúde Roberta Goltara.

“O projeto da Unidade Básica de Saúde está lindo. Esse prédio tem uma arquitetura bonita e será revitalizado. Por ser tratar de um prédio de 1951, vamos manter a história dele. Estamos investindo para melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores e acolher melhor os nossos usuários do sistema, inclusive com rampas de acessibilidade para facilitar a locomoção”, detalhou Roberta Goltara.

A transformação da UBS em um ambiente mais acessível vai beneficiar moradores como Valdir Shappo, 59, pedreiro, que há dois anos está em uma cadeira de rodas depois de um acidente. Hoje ele utiliza os serviços da UBS, como consultas e exames, mas a construção de uma rampa vai ajudar muito o acesso dele e de outras pessoas que têm dificuldade de locomoção. “Confio que tudo vai ficar bem melhor”, diz.

A obra está prevista para começar em 30 dias após a assinatura da ordem de serviço e terá duração de oito meses a um ano.

Os atendimentos

Os atendimentos da unidade serão remanejados para um local que ainda está sendo definido para o período em que a Unidade de Saúde estiver em obra. Weverton Moraes, secretário municipal de Obras, celebra o fato de fazer parte deste projeto.

“Estou muito feliz em fazer parte deste momento. Fizemos um projeto com muita qualidade para melhorar a estrutura. Esse projeto irá contemplar uma grande reforma e restauração da parte histórica que esse prédio representa para os munícipes”, finaliza.

“Essa obra é um presente para toda Cariacica, porque esperamos por essa reforma dessa unidade há muitos anos”, comemora Darly Carlos Vanzeler, 58 anos, conhecido como Dudu, servidor da Prefeitura de Cariacica há 36 anos e auxiliar de serviços gerais da UBS há duas décadas.