Alô, famílias! Tem 5 mil doses de vacinas para crianças disponíveis para agendamento em Cariacica

As aulas da rede de ensino de Cariacica começam em 8 de fevereiro. Para garantir que grande parte dos estudantes esteja protegida contra a Covid-19 até o dia da volta às aulas, as secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Seme) se uniram num mutirão de vacinação.

Vai ter vacina em escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Foram disponibilizadas 5 mil doses para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos para serem vacinados numa ação que acontecerá nesta sexta-feira (28) e neste sábado (29). Será necessário agendar e não esquecer de levar o cartão de vacinação.

Na sexta-feira (28), o mutirão será em todas as UBS que possuem sala de vacina, durante todo o dia, com foco na imunização de crianças e adolescentes.

Escolas

Já no sábado, a vacinação acontecerá em quatro unidades municipais de ensino, também mediante agendamento. As crianças e adolescentes receberão suas doses de proteção contra a Covid-19 no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cleto Prudêncio, em Cariacica-Sede; e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Talma Sarmento, em Campo Grande; São Jorge, em Rio Marinho, e Zaira Manhães, em Nova Rosa da Penha. Os estudantes serão recebidos com pipoca e algodão-doce.

“Estamos satisfeitos em saber que os alunos já vão estar vacinados pelo menos com a primeira dose. Isso gera uma sensação de segurança, considerando que os servidores já estão com esquema vacinal completo. Dá mais tranquilidade para recomeçarmos as aulas em formato presencial”, comemorou José Roberto Martins Aguiar, secretário de Educação.

“Nós vamos mobilizar nossas equipes de vacinação para imunizar o maior número de crianças com mais agilidade. Contamos com a colaboração de todas as famílias, pois as vacinas são seguras e aprovadas! Leve seu filho para se imunizar”, ressaltou Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde.

Como agendar

Para realizar o agendamento da criança o pai ou responsável legal deverá fazer cadastro no site vacinaeconfia.es.gov.br, entrar na aba "Dependente" e incluir o nome. No ato da imunização a criança deve estar acompanhada de um responsável maior de 18 anos e estar portando o cartão de vacinação.

18 anos ou mais

Também poderão agendar a vacinação pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose, pessoas que precisam tomar a segunda dose de todos os imunizantes e a dose de reforço. Para este público foram disponibilizadas 1.500 doses e a vacinação com agendamento acontece em 18 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira.

Confira os locais: UBS de Campo Verde, Cariacica-Sede, Itapemirim, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, São Francisco, Santa Fé, Bela Aurora, Santa Bárbara, Valparaíso e Itaquari.

Local sem agendamento

A vacinação sem agendamento será mantida no Faça Fácil, em Santo André. A imunização acontecerá até o dia 11 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas, apenas para pessoas com 12 anos ou mais.