Cariacica Castra Legal: Prefeitura abre edital para contratação de empresas de medicina veterinária

A população de Cariacica vai poder, em breve, castrar animais de estimação por meio do programa "Cariacica Castra Legal". Para isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) vai abrir nesta quarta-feira (19) um edital para credenciamento de empresas atuantes no ramo de medicina veterinária, que prestarão serviços de microchipagem, cadastro e esterilização cirúrgica de cães e gatos.

O anúncio foi publicado no Diário Oficial desta terça (18). As empresas também irão realizar exames laboratoriais pré-operatórios, utilizarão medicamentos e materiais durante os procedimentos cirúrgicos, bem como a medicação pré, trans e pós-cirúrgica a ser entregue aos tutores dos animais contemplados no "Cariacica Castra Legal".

As empresas interessadas deverão consultar o edital que está à disposição na sala da Comissão Permanente de Licitação (CPL), na avenida Mario Gurgel, 2502, Alto Lage, podendo sua cópia eletrônica ser disponibilizada por meio de pen drive (fornecido pelo interessado) ou no site da Prefeitura. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (27) 3354-5814.

Castração de animais

Atualmente, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) mantém um contrato com uma empresa para o recolhimento de animais adoecidos ou que foram acidentados em vias públicas. Eles são abrigados em uma fazenda, o Rancho Bela Vista, na Serra, mas cirurgias e castrações apenas são realizadas em caso de animais agressores ou recolhidos em vias públicas, e são feitas após avaliação e atendimento. Posteriormente esses animais são disponibilizados para adoção, caso o dono não apareça para buscá-lo.

É importante que durante o atendimento a pessoa que realizar uma denúncia de animal agressor forneça todos os detalhes sobre a agressão. Estas informações agilizarão o atendimento da UVZ para a observação do animal. A UVZ recebe solicitações de avaliação de animal agressor por meio dos telefones 3354-7032 e 3343-6633 (ou castração conforme critérios técnicos).

O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. O registro da solicitação também pode ser feito por meio do canal de ouvidoria 162, ou pela página da Prefeitura pelo link: https://agendamento.cariacica.es.gov.br/.