Bairro São Francisco ganha ponto de coleta seletiva de lixo

A coleta seletiva de lixo está sendo ampliada em Cariacica e nesta sexta-feira (14), o bairro são Francisco ganhou um ecoposto. O ponto está instalado na praça da Igreja Católica. Agora são 11 locais com ecoposto e outros serão instalados nos próximos meses.


Os pontos de coleta estão sendo instalados em vias principais, próximos ao comércio, em escolas, unidades de saúde e outros prédios municipais. Além disso, há pontos de coleta seletiva em dez condomínios. “Estamos ampliando os locais com coleta seletiva. Com isso, contamos que os munícipes evitem fazer o descarte de lixo e entulho em locais irregulares”, disse Marcos Aranda, secretário de serviços.


Todo o material recolhido nos ecopostos é repassado para duas associações de catadores de materiais recicláveis do município: Acamarp, em Nova Rosa da Penha, e Flexvida, no bairro Porto Novo.


Como separar o lixo


Os ecopostos são prontos para receber plástico, papel, metal e vidro.


Plástico: garrafas PET, tampas, CDs, DVDs, tubos, canos, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e alimentícios, baldes, bacias, brinquedos, sacolas, saquinhos de leite e isopor.


Papéis: jornais, listas telefônicas, folhetos, caixas de papelão, revistas, folhas de rascunho, cadernos, caixas de leite e suco limpas, envelopes, cartolinas e papéis de embrulho limpos.


Metais: latas limpas de alimentos, refrigerantes, cervejas, marmitas de alumínio limpas, panelas, talheres de aço, tampinhas, arames, pregos, fios, objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo e zinco.


Vidros: garrafas, potes, vidros de conserva, produtos de limpeza e frasco.