Cariacica terá o primeiro Centro de Convivência para Pessoa Idosa

Cariacica vai ganhar seu primeiro Centro de Convivência para Pessoa Idosa no primeiro semestre de 2022. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai criar o espaço com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Cariacica (Comdic).


Os recursos utilizados para implantação e manutenção do espaço são provenientes do Fundo Municipal do Idoso. A liberação foi aprovada em plenária extraordinária do Comdic.


O Centro de Convivência tem o objetivo de complementar o trabalho de proteção básica da Semas, prevenindo a ocorrência de situação de risco social e fortalecimento da convivência familiar e comunitária, prevenindo o isolamento social.


O espaço será implantado em um território identificado com maior demanda por um diagnóstico realizado pelo Comdic. Vai ser gerenciado por uma organização da sociedade civil e deve começar a funcionar em abril.


“Esta será mais uma conquista inédita da gestão do prefeito Euclério Sampaio, assim como o lançamento da pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira, o Centro Pop, o Centro de Convivência. Agora, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa, que vai atender a essa parcela da população que mais frequenta os serviços oferecidos. Estamos muito felizes em poder oferecer isso para os idosos de Cariacica”, comemorou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social.


Público


O público-alvo serão pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para quem recebe Benefício da Prestação Continuada (BPC); idosos pertencentes a famílias beneficiárias de Programas de Transferência de Renda; os que apresentam vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidades, indiquem a inclusão no serviço.


No local serão desenvolvidas atividades como acolhida, atendimento social e psicossocial, atividades socioeducativas, reuniões de grupo, eventos e atividades comunitárias, confraternizações, apresentações artísticas, exposições, passeios, festas temáticas, oficinas (pintura, música, teatro e dança), além de inclusão digital.