Posse da Nova Guarda Municipal de Cariacica: um presente de Natal para a cidade

Um marco histórico para o município de Cariacica. Nesta sexta-feira (24) aconteceu a cerimônia de formatura da Nova Guarda Municipal de Cariacica (GMC), realizada em frente à Prefeitura de Cariacica, na Praça dos Três Poderes, em Alto Lage. Um verdadeiro presente de Natal para os moradores.

“Hoje, a festa é da população de Cariacica, que recebe homens e mulheres dignos, capazes e prontos para ajudar a comunidade. Segurança se faz com união e integridade, e isso, agora, será possível com todos os municípios que possuem guarda municipal. Como promessa de governo, o compromisso foi cumprido", afirmou o prefeito Euclério Sampaio.

O secretário de Defesa Social de Cariacica, Claudio Victor, destacou a importância dos novos guardas municipais para a população.

“Conseguimos tirar a Guarda Municipal de Cariacica do papel. Os agentes terão importância fundamental para a população e, com essa formação, nossa secretaria está completa. Hoje, os alunos se transformam em agentes formados para assumirem as atividades de Segurança Pública. Missão dada, missão cumprida”, ressaltou o secretário de Defesa Social de Cariacica, Claudio Victor.

O subsecretário da Guarda Municipal de Cariacica, Fábio Barbosa da Fonseca, escolhido paraninfo da turma, disse estar muito orgulhoso dos novos guardas. “É um grande sonho que se torna realidade. A Guarda Municipal de Cariacica é uma das entregas mais importantes da gestão. Um trabalho de muitas mãos. Fiquei muito feliz e honrado quando soube que seria o paraninfo dos agentes. Acompanho vocês desde o concurso e todos são mais que merecedores por chegarem até aqui”.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho; o deputado federal Evair de Melo; o subsecretário da Guarda Municipal de Cariacica, Fábio Barbosa da Fonseca; o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Viana, Thiago Hemerly, secretários municipais, vereadores da cidade, familiares e amigos dos novos agentes.

“Segurança Pública não se faz com vaidades. Se faz com ética, respeito e dedicação. E isso não é uma tarefa fácil. A gente precisa discutir sempre essas questões. A entrega da Guarda Municipal de Cariacica para a sociedade mostra o compromisso do prefeito Euclério com a segurança. Agora, todos os grandes municípios da Região Metropolitana de Vitória têm profissionais qualificados e aperfeiçoados”, frisou o coronel Alexandre Ramalho, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.

“Quero dar os parabéns a todos os envolvidos por essa conquista, por investir em uma força de segurança que, na verdade, é um patrimônio do município. Cuidar da comunidade, fazê-la se sentir segura. Vocês receberam essa missão. Honrem essa farda”, ressaltou o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Viana, Thiago Hemerly.

Parceria

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a parceria das prefeituras em prol da segurança da Região Metropolitana. “Recebi o pedido do prefeito Euclério Sampaio para ajudar a montar a Guarda Municipal de Cariacica com o apoio dos nossos agentes de Vitória e prontamente o atendi. Cariacica vai ter uma guarda municipal aprimorada, bem preparada e de valores sólidos para a sociedade”.

O deputado federal Evair de Melo destacou a importância da Guarda Municipal de Cariacica para o Espírito Santo. “Os agentes da Guarda Municipal de Cariacica assumem essa grande responsabilidade. Uma boa e eficiente equipe, além de ser importante para o município é, importante, também, para o Estado, pois muitas pessoas passam por Cariacica."

“Esse dia é histórico. Hoje eu parabenizo o prefeito Euclério Sampaio, que em um ano fez uma das entregas mais importantes para o município e para os moradores da cidade”, afirmou o vereador Sérgio Camilo.

Guarda Municipal de Cariacica

A Guarda Municipal de Cariacica será coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) e vai contar com 47 agentes aprovados em concurso público. Para desenvolver suas funções eles utilizarão coletes à prova de balas, pistolas de choque, 60 pistolas .40, 10 carabinas .40 e 20 espingardas calibre 12, armas doadas pela Polícia Civil. Em breve eles atuarão nas ruas da cidade em pontos estrategicamente demarcados.

Os guardas que se formaram hoje realizaram o Curso Intensivo de Formação e Capacidade Física, iniciado em junho. Foram 852 horas divididas em cinco meses de estudos que contemplaram aulas teóricas e práticas. A formação dos alunos foi orientada pela Guarda Municipal de Vitória, que possui 17 anos de atuação na capital do Estado e já formou outras guardas da Região Metropolitana.

Os agentes estudaram sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação, Noções Básicas de Primeiros Socorros, a Concepção de Guarda Comunitária, Noções da Sociologia da Violência, o Papel dos Movimentos Sociais na Sociedade, Defesa Pessoal, Noções de Língua Portuguesa, Saúde do Trabalhador, palestras, debates, aulas práticas de tiro e simulações de blitze.