Um ano de desenvolvimento: Secretaria de Gestão focou em administração pública eficiente

O ano de 2021 foi marcado pela instituição de preceitos de eficiência administrativa por parte da Secretaria Municipal de Gestão (Semge). A concretização de uma gestão pública eficiente, com contratações mais racionais e econômicas, resultando em mais recursos disponibilizados para serem aplicados em Saúde, Educação, Serviços, Obras, Segurança e Cultura, foi uma das metas atingidas pela secretaria.

A qualificação dos servidores foi um dos caminhos para que isso se tornasse possível. “Por meio do Núcleo de Formação Continuada, em 2021 nós qualificamos mais de 300 servidores das diversas áreas da Prefeitura, seja em cursos próprios ou ministrados por parceiros”, salientou o secretário de Gestão, Jorge Eduardo de Araújo Saadi.

Na prática, a qualificação do servidor resulta em contratações mais eficientes, serviços mais bem prestados e economia das finanças públicas, uma vez que os procedimentos administrativos se tornam mais eficazes. Um exemplo se encontra no setor de compras e aquisições da Semge. No ano de 2021, o município realizou 345 procedimentos de contratações de bens e serviços.

“Por meio da atuação de nossos servidores, houve uma economia aos cofres públicos de quase R$ 24 milhões, se comparados os valores projetados com aqueles de fato contratados. Isso é fruto da qualificação de nossos servidores”, ressaltou Saadi.

Cariacica Digital

A Secretaria Municipal de Gestão também viabilizou a aquisição de sistema de processos eletrônicos, que será implementado a partir de 2022, visando eliminar o uso de papel nas rotinas administrativas, medida que faz parte do projeto Cariacica sem Papel. Essa ação integra o programa de governo Cariacica Digital, executado em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação, que visa promover a eficiência do setor administrativo e a racionalização dos insumos na gestão municipal.

Outra importante medida desenvolvida pela Semge, em parceria com a Procuradoria Municipal, foi a instituição do comitê executivo da nova lei de licitações, que será implementada em Cariacica em 2022, e que vai facilitar o controle social das contratações bem como viabilizar contratações mais racionais e econômicas.

“O resultado prático da implementação de rotinas mais modernas e eficientes para aquisições de bens e serviços é a disponibilização de recursos para serem gastos em Cultura, Saúde, Educação, Serviços, Obras e Segurança, por exemplo. Afinal, uma gestão mais eficiente se traduz em uma gestão mais econômica”, finalizou o secretário Jorge Saadi.