Servidora da prefeitura conquista medalhas em Campeonato Latino-Americano de Jiu-Jítsu

A jornalista e servidora da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cariacica (Semcom) Jackeline Gomes provou no último fim de semana que também é fera e destaque do esporte. A atleta viajou até Pouso Alegre, em Minas Gerais, onde participou do Campeonato Latino-Americano de Jiu-Jítsu e conquistou o ouro na categoria máster e no absoluto.

“Depois de um período longo de pandemia e sem poder treinar, foi bem difícil não só para mim, mas para todos os atletas de jiu-jítsu e de todas as modalidades. Com o retorno dos campeonatos, vi uma oportunidade de voltar à ativa, pois o meu último campeonato foi em 2019 no Sul-Americano em São Paulo, ficando em 3º lugar. Agora tive a oportunidade de estar representando mais uma vez a minha equipe Agnaldo Góes. Para mim é uma sensação muito gratificante, pois luto a categoria máster e representei a minha equipe, o Estado e o meu município de Cariacica, que é um verdadeiro celeiro de atletas do jiu-jítsu e outros esportes”, disse a atleta.

História

A servidora de 46 anos começou no esporte por causa da saúde. “Comecei a praticar o jiu-jítsu há 16 anos por causa de uma lesão na coluna que me impossibilitou de me movimentar. Tive que fazer várias sessões de fisioterapia e depois musculação para fortalecimento do local. O meu fisioterapeuta me indicou o jiu-jítsu e estou até hoje nesta arte maravilhosa”, contou.

Após quatro meses de treino, Jackeline começou a competir: “Logo na minha primeira competição eu fiquei em segundo lugar. Depois disso continuei a competir e ganhar todos os campeonatos internos. Nunca tinha competido aqui no Estado e minhas lutas tinham que ser casadas com faixa preta e marrom, mesmo eu sendo faixa roxa. Até quando meu professor falou para eu competir fora do Estado e que teria lutas para mim. Assim me aventurei a competir fora e fui campeã Mundial e Pan-Americana. Fui campeã estadual por 5 anos consecutivos pela Federação de Jiu-Jítsu do Espírito Santo”, relembrou.

E ela fala do amor pelo esporte: “O jiu-jítsu é uma arte que quem faz se apaixona. Pratico o esporte também por conta de várias inspirações: minha mãe que é guerreira e me espelho muito nela e meu mestre Agnaldo Góes, que tem uma enciclopédia de golpes na cabeça. Sempre com um golpe e contragolpe ensinando a galera. Sou apaixonada por ele ser quem ele é, e quero ser igual a ele: uma faixa preta de ponta”.

Títulos

Três mundiais, campeã pan-americana, 3º lugar no sul-americano, cinco vezes campeã estadual, e campeã de vários campeonatos internos. Essas são algumas das principais conquistas de Jacke, como é carinhosamente chamada.