IBGE abre mais de 300 vagas para o Censo 2022 em Cariacica

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu as inscrições do processo seletivo para contratar 183.021 recenseadores que vão trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2022. E para Cariacica são 344 vagas para recenseadores, 35 para agentes censitários supervisores, 5 agentes censitários municipais e 2 agentes censitários de administração e informática. As inscrições vão até o dia 29 de dezembro.

Durante as inscrições, o candidato interessado em atuar em Cariacica deverá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa para participar da seleção é de R$ 57,50 e pode ser paga até 25 de janeiro, e a prova será aplicada na manhã do dia 27 de março de 2022. A previsão é que os aprovados trabalhem por até três meses na coleta domiciliar.

Isenção de taxa para pessoas de baixa renda

Os processos seletivos para o Censo 2022 permitem a solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. Para recenseador, o pedido deverá ser feito até o dia 29 de dezembro. Após o envio dos dados e documentação necessária, a solicitação passará por uma análise da organizadora. O resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa será no dia 11 de janeiro, cabendo recursos nos dias 12 e 13 de janeiro. No dia 24 de janeiro, sai o resultado definitivo. Caso o pedido de isenção seja recusado, o candidato poderá pagar a taxa até o dia 25 de janeiro.

IBGE preparou apostila para ajudar candidatos nos estudos para a prova de recenseador

Os candidatos a recenseador serão selecionados por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

A prova será aplicada no dia 27/03/2022. Os candidatos aprovados na primeira etapa receberão um treinamento presencial e à distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias. Os candidatos que tiverem no mínimo 80% de frequência no treinamento receberão uma ajuda de custo para transporte e alimentação. As contratações ocorrem logo em seguida.

Vagas

Recenseador: remuneração de acordo com a produção (o candidato poderá simular valores de remuneração por meio de link disponível no endereço https://censo2022.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html); taxa de inscrição de R$ 57,50; função exige nível fundamental completo.

Agente Censitário Supervisor: salário de R$ 1.700; taxa de inscrição de R$ 60,50; função exige nível médio completo.

Agente Censitário Municipal: salário de R$ 2.100; taxa de inscrição de R$ 60,50; função exige nível médio completo.

Agente Censitário de Administração e Informática: salário de R$ 1.700; taxa de inscrição de R$ 44,00; função exige nível médio completo.

Forma e prazo de inscrições para esses cargos:

Para Recenseador, Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor - Até as 16h do dia 29/12/2021, no endereço https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21

Para Agente Censitário de Administração e Informática - Até às 23h59 do dia 10/01/2022, no endereço https://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/382