Um ano de desenvolvimento: ações inéditas marcam o ano da Secretaria de Assistência Social

O ano da Secretaria de Assistência Social de Cariacica (Semas) foi marcado por ações importantes e inéditas no município. Entre os destaques, a implantação do primeiro Centro Pop e do Programa Vida Nova Cariacica, ambos voltados para as pessoas em situação de rua, além do lançamento da pedra fundamental da Casa Mulher Brasileira.

“Nosso prefeito abriu as portas para nossa luta de enfrentamento à violência contra a mulher. Essa batalha vai ser reforçada com a chegada da Casa da Mulher Brasileira, que vai permitir que a mulher não precise se deslocar para vários espaços para encontrar atendimento”, salientou a secretária de Assistência Social Danyelle Lirio.

Danyelle destaca as ações da Semas neste ano direcionadas para as pessoas em vulnerabilidade social ou em situação de rua.

“Sem dúvidas, a construção de um equipamento como o Centro de Convivência de Cariacica dá uma assistência direta às pessoas que precisam e é um lugar exatamente para minimizar essas questões de risco social e violência. A nossa busca é o fortalecimento da dignidade social para os moradores de Cariacica”, assinala.

Confira os destaques da Secretaria de Assistência Social em 2021:

Centro Pop

O Centro Pop atende, de segunda a sexta-feira, 40 pessoas em situação de rua e oferece quatro refeições além de espaço para higiene pessoal. Os atendidos no local também recebem atendimento psicossocial e, em um segundo momento, podem ser encaminhados para a Acolhimento Institucional para Pessoas Adultas em Situação de Rua.

Vida Nova Cariacica

O Programa Vida Nova Cariacica, que foi criado e implantado em 2021, articula para a população em situação de rua a criação de oportunidades, como direcionamento para vagas de emprego, cursos, tratamento de saúde, por meio de parcerias junto a órgãos públicos e sociedade civil. O projeto funciona no Acolhimento Institucional para Pessoas Adultas em Situação de Rua.

Casa da Mulher Brasileira

Também foi lançada a pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira, que vai funcionar no bairro Rio Branco, a primeira do Estado. A construção será feita com recursos federais e a gestão será feita pela Prefeitura de Cariacica. O espaço vai integrar diferentes serviços especializados da rede de proteção à mulher no mesmo local, como apoio psicossocial, delegacia, juizado especializado em violência doméstica e familiar contra as mulheres, Defensoria Pública, entre outros. O objetivo é auxiliar na autonomia das mulheres e no enfrentamento à violência.

Centro de Convivência

Neste ano de 2021 também foi assinada a ordem de serviço para construção do primeiro Centro de Convivência de Cariacica, localizado em Itacibá/ Nova Brasília. O objetivo é qualificar a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); ampliar o número de munícipes atendidos por este serviço; prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecer vínculos familiares e comunitários; garantir ambientes propícios para o desenvolvimento de atividades voltadas às relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo e favorecer o desenvolvimento de atividades entre as diferentes gerações.

Acolhimento Institucional para Meninas

A Prefeitura de Cariacica entregou, também neste ano, a sede do Acolhimento Institucional para meninas adolescentes de 12 a 17 anos e 11 meses. O imóvel tem nove cômodos em 300 metros quadrados e fica no bairro Rio Branco.

Estação 4.0

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai construir ainda a Estação 4.0, onde vai funcionar um equipamento para a juventude de Cariacica, oferecendo cursos da área tecnologia, no bairro Alice Coutinho. Encontra-se em fase de conclusão das obras e está sendo feito com recursos do Governo Federal.