Um ano de desenvolvimento: Secretaria de Serviços recolheu mais de 400 mil toneladas de lixo e entulhos das ruas da cidade em 2021

Uma cidade mais limpa, iluminada e revitalizada. Assim está Cariacica após o primeiro ano de atuação da Secretaria Municipal de Serviços (Semserv). Pontos viciados de lixo viraram jardins, canais que não recebiam limpeza há muito tempo foram totalmente limpos. Praças foram reformadas e as antigas luminárias estão sendo substituídas pelas de LED. Em 12 meses, muitas mudanças aconteceram.

Um ponto que chama a atenção nestes primeiros 12 meses da gestão é o total de lixo recolhido de ruas, avenidas e canais da cidade: foram mais de 400 mil toneladas recolhidas em ações de limpeza que aconteceram todos os dias do ano.

“Desde que assumimos a Secretaria de Serviços, no dia 1º de janeiro, colocamos toda nossa força nas ruas. Limpamos, fizemos a manutenção de todos os canais da cidade. Essas ações minimizam os impactos das chuvas, como foi comprovado nos períodos chuvosos deste ano", ressaltou Marcos Aranda, secretário de Serviços de Cariacica

A Semserv revitalizou praças, realizou operação tapa-buracos; aplicou Revsol em ruas sem calçamento; realizou podas, capina e roçagem de áreas com mato; intensificou a limpeza das ruas, com suas equipes de varrição e com a vassoura mecanizada.

"Isso é só o começo de um trabalho que promete se intensificar ainda mais em 2022”, reforçou Aranda.

Confira os destaques da Secretaria de Serviços em 2021:

Limpeza de canais

A Semserv realizou a limpeza e desobstrução dos 57 canais da cidade somente no primeiro semestre. No segundo semestre, a secretaria retomou as ações.

Lâmpadas em LED

As antigas lâmpadas convencionais estão sendo substituídas pelas de LED, que além de gerar mais economia aos cofres públicos, contribuem para uma melhor iluminação das vias públicas, trazem mais segurança ao cidadão e deixam a cidade mais bonita. Até dezembro, 35% da iluminação da cidade foi trocada por LED.

Operação tapa-buracos e aplicação de Revsol

A secretaria realizou operação tapa-buraco em 30 quilômetros de ruas e avenidas e aplicou Revsol em 105 quilômetros de vias.

Praças reformadas

Neste ano a Semserv realizou a revitalização de 30 praças e a de outras 15 estão em andamento. Um dos destaques é a revitalização da Praça Marechal Deodoro da Fonseca, em Cariacica-Sede.

Varredeira mecanizada

Um equipamento pioneiro em Cariacica começou a funcionar na cidade em dezembro, a varredeira mecanizada. O equipamento faz a umidificação e a varrição de forma mecânica e trabalha no período noturno.

Pontos viciados de lixo viram jardins

Pontos viciados de lixo foram eliminados, dando lugar a jardins com vasos de plantas e mudas de árvores, como em Nova Brasília, nas imediações do Parque O Cravo e a Rosa; Jardim América, próximo ao terminal; e em Santa Fé.

Novas papeleiras

Além de todo o cronograma de limpeza no município, está ampliando os pontos de coleta de lixo e aumentando o número de papeleiras da cidade. Somente em outubro mais 200 lixeiras foram instaladas em equipamentos públicos.

Ecopostos

As unidades de coleta seletiva de Cariacica, chamadas de Ecopostos, ganharam cara nova. Os contêineres, próprios para o recebimento de materiais que poderão ser destinados para reciclagem, agora são azuis e estão adesivados de forma bem explicativa, indicando quais tipos de materiais podem descartados neles.