Um ano de desenvolvimento: Secretaria de Defesa Social destaca lançamento da Guarda Municipal


O ano de 2021 na Secretaria Municipal de Defesa Social de Cariacica (Semdefes) se destacou pelo processo de criação da Guarda Municipal e realização do Curso Intensivo de Formação e Capacidade Física, finalizado neste mês, com 47 agentes aprovados e já nomeados para assumir suas atividades no município.


Além disso, a Defesa Civil realizou a formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e a Gerência de Trânsito, por meio do Agentes de Trânsito, participou de operações policiais e de fiscalização com os demais órgãos de segurança pública (estadual e federal).  


“Trabalhamos em diversos setores na Defesa Social de Cariacica. Nossos servidores da Defesa Civil atenderam os munícipes em épocas de chuva, os agentes de trânsito fizeram um trabalho de disciplina nas ruas do município, discutimos temas importantes para a cidade, e estamos em fase final para a implantação de nossa tão aguardada Guarda Municipal, que vai reforçar a segurança para todos”, disse Claudio Victor, secretário de Defesa Social.  


Confira os destaques da Secretaria de Defesa Social em 2021:


Guarda Municipal de Cariacica


A segurança da população de Cariacica será reforçada com a chegada de 47 guardas municipais, que já foram nomeados e em breve estarão nas ruas da cidade atuando na Guarda Municipal de Cariacica. Eles atuarão de forma integrada com as demais forças policiais e contribuirão para ações de segurança.


Os guardas municipais passaram por curso de formação com aulas de Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação, Noções Básicas de Primeiros Socorros, Concepção de Guarda Comunitária, Noções da Sociologia da Violência, o Papel dos Movimentos Sociais na Sociedade, Defesa Pessoal, Noções de Língua Portuguesa, Saúde do Trabalhador, palestras e debates, além de aulas práticas de tiro.  


Defesa Civil  


A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil realizou a primeira formação do Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) para 110 voluntários. Eles participaram dos quatro módulos da formação e receberam conhecimento sobre o trabalho do órgão, a importância do voluntariado, noções básicas sobre risco geológico e estrutural, ações de monitoramento, entre outros.


A Defesa Civil também entregou o prêmio Amigo da Defesa Civil para 40 servidores públicos municipais e estaduais, além de vereadores do município, empresários, e instituições civis e militares.  


Trânsito


A gerência de Trânsito, através dos seus agentes, atuou na melhoria da fluidez do trânsito, na fiscalização viária, nas operações integradas e, ainda, realizou atividades educativas nas escolas. Os agentes também participaram de capacitações objetivando melhoria no atendimento aos munícipes. No decorrer deste ano, participaram do Curso de Vistoria Veicular, do Curso de Atualização de Trânsito e do 1º Curso de Formação da Coordenação de Operações Especiais de Trânsito (Coet).  


Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)


Também foram realizadas reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que abordaram temas relativos à segurança em Cariacica. Entre os assuntos que foram debatidos nos últimos 12 meses estão a implantação de 250 câmeras de videomonitoramento e a integração do cerco eletrônico entre os municípios da região metropolitana.  


Estacionamento Rotativo Cariacica Digital  


Com o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito, além de fomentar o desenvolvimento econômico do município, a Secretaria de Defesa Social de Cariacica (Semdefes) elaborou em 2021 o início da implantação do Estacionamento Rotativo Cariacica Digital, previsto para começar na segunda quinzena de janeiro de 2022.  


A instalação dos parquímetros já começou. Ao todo serão 30, localizados na avenida Expedito Garcia e em ruas e avenidas do entorno. O Estacionamento Rotativo Cariacica Digital vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados das 8 às 14 horas, com 1.332 vagas. Carros e motos poderão usar a vaga pelo período máximo de três horas.  


O valor da hora será de R$ 2,00 para carros e R$ 1,00 para motos, podendo ser fracionado em períodos de 15 minutos. Idosos e pessoas com deficiência poderão estacionar gratuitamente nas vagas especiais, desde que estejam com a credencial visível dentro do carro, também pelo período máximo de três horas.