Grande final do 4º Concurso Vem Cantando Cariacica revela talentos musicais das escolas municipais

A grande final do 4º Concurso Vem Cantando Cariacica teve um recorde de votações. Foram 129.189 votos, superando as edições anteriores e premiando quatro talentos musicais de Cariacica em evento repleto de emoções que aconteceu na noite desta sexta-feira (10), no Matrix Shows, em Rio Branco. 


A final também foi transmitida ao vivo pelos multicanais do Dever em Casa na TV, 8.2, 8.3 e 8.4, para mais de 40 municípios do Estado. Foram quatro finalistas para cada categoria: Música Religiosa e Gospel, Ex-aluno, Música Popular e Aluno e Família ou Servidor.


O festival é realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e revela talentos musicais dos estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) do município.


Andrielly Felhberg Pimentel de Almeida, de 10 anos, aluna da Emef Vienna Rosetti Guterres, em Santana, venceu na categoria Música Popular, recebendo 17.942 votos. A vencedora de Música Religiosa e Gospel foi Jhulie Jennifer Soares França, de 13 anos, aluna da Emef Professor Cerqueira Lima, Jardim América, com 6.147 votos.


Na categoria Ex-aluno, quem levou a melhor foi Camili Rocha Raísa da Silva, 18 anos, da Emef Valdici Alves Baier, Santana, que recebeu 28.696 votos. Os vencedores da categoria Aluno e Família ou Servidor foram Emanuelly Tassinae, de 11 anos, da Emef João Pedro da Silva, de Porto de Santana, e seu pai, Ralyton. Eles receberam 16.516 votos.


A aluna destaque da noite foi Letícia Araújo Sperandio, de 15 anos, da Emef Professor Cerqueira Lima, em Jardim América.


Os prêmios para os primeiros lugares foram um notebook para cada e uma bolsa integral de estudos de inglês. Os segundos e terceiros lugares ganharam 75% da mesma bolsa de estudos. A aluna destaque da noite ganhou uma TV de 42 polegadas.  


A emoção das vencedoras


Camili Rocha Raísa da Silva, a mais votada da quarta edição do Vem Cantando Cariacica, cantou "Conquistando o Impossível", da cantora Cassiane.


"Chegar até aqui foi muito difícil. Já participei de outras edições e desta vez eu consegui um lugar na final. Esse prêmio é de todos que me ajudaram até aqui e deram o seu voto. Muito obrigada!", comemorou a vencedora da categoria Ex-Aluno e recordidas de votos desta edição. 


A mãe de Camili, Maria Auxiliadora Rocha Ferreira, relembra a trajetória musical da filha. "É uma sensação muito especial. Não tenho nem palavras. Camili canta desde os 3 anos de idade. Ela tem um sonho dentro de seu coração. E eu fico muito feliz por ela ter conseguido ser a vencedora. Votamos bastante, fizemos um grupo, persistimos e deu certo!", enfatizou.


Andrielly Fellhberg Pimentel de Almeida, a vencedora da categoria Música Popular, emocionou o público com a apresentação da música "Fogão de Lenha", da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. 


"É muita felicidade e muita emoção o que estou vivendo agora. Chorei bastante. Quero agradecer a todo mundo que votou em mim, a todos que me deram essa oportunidade de ganhar o Vem Cantando", disse Andrielly.


"Esse momento é muito especial. É uma realização de um sonho pra ela, que pretende ser cantora. Estamos trabalhando nisso e vamos conseguir alcançar muito mais", afirmou a mãe de Andrielly, Daniele Felhberg Pimentel.


A noite teve ainda participações especiais. O integrante da 5ª temporada do "The Voice Kids" Ranon Fernandes, de Vitória, cantou "A Paz", do conjunto Roupa Nova, e o aluno da educação especial Rafael Nobre de Almeida deu um show com a música "Bohemian Rhapsody", da banda britânica Queen, deixando todo mundo emocionado com a apresentação.


Sucesso 


Os 129.189 votos computados nesta quarta edição do Vem Cantando Cariacica confirmam o grande sucesso do evento em 2021. Nos anos anteriores, a votação não ultrapassou os 33 mil votos. Na edição de 2018 foram 27 mil votos; em 2019, 32.154; e em 2020, 25.422 votos.


Presentes no evento, o prefeito Euclério Sampaio, o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, o secretário de Governo, Messias Donato, e demais secretários da Prefeitura de Cariacica, comemoraram o êxito desta quarta edição. 


"Nós temos aqui jovens talentos, jovens promissores na música. Tudo que pudermos fazer para aprimorar cada vez mais os nossos jovens, nós faremos. Esse recorde no número de votações representa o avanço da educação em nossa cidade, a qualidade dos talentos e a autoestima do nosso povo", disse o prefeito Euclério Sampaio.


"É gratificante poder chegar aqui depois de tanto trabalho e ver essa grande estrutura que a gente conseguiu preparar para nossos alunos fazerem suas belíssimas apresentações", destacou o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar.


O secretário também ressaltou o papel do Centro de Mídias da Educação de Cariacica e a importância dos servidores.


"Somos o único município que tem uma central de mídias que faz um ótimo trabalho para levar aos alunos educação de qualidade e eventos como esse, para o Estado inteiro, por meio de três canais de televisão. Cada um dos servidores e professores que estão aqui, além dos pais e alunos, são aqueles que fazem a diferença na educação da cidade. Estamos aqui para despertar diversos talentos", concluiu José Roberto.


A coordenadora de eventos da Seme, Fernanda Appel, explicou o funcionamento do concurso Vem Cantando Cariacica. "O trabalho começa no início do ano, quando fazemos a programação. Depois são selecionados os alunos internamente nas escolas e então fazemos seletivas. A partir disso, vamos para a semifinal e a final. Já estamos pensando na próxima edição", afirmou.


Docentes


Diversos professores, servidores e diretores da rede municipal de Cariacica e de outros municípios prestigiaram o evento. "Acredito muito na força desse concurso. Já participei enquanto estava na direção de outra escola e já tive aluno concorrendo em outra edição. Eu espero que isso possa contribuir cada vez mais com a apredizagem dos alunos e com o envolvimento emocional das crianças", disse a diretora Margareth Fernandes Kretli, da Emef Mariuza Sechin, de Nova Rosa da Penha.


"A expectativa é que a gente tenha um grande espetáculo apresentado pelas crianças. Temos um projeto semelhante a esse, e também curto muito o evento realizado por Cariacica", ressaltou a professora da rede municipal de Vila Velha, Silvania de Souza Silva.


A servidora da Seme, professora Adriane Dayse Lopes, que tem uma filha que participou de uma etapa do Vem Cantando, enfatiza o objetivo do evento. "É um projeto muito bacana, desenvolve os alunos em várias áreas. Fiz questão de trazer minha filha para que ela vivenciasse esse momento único. Ela participou e gostou muito", destacou.


O concurso


O Vem Cantando Cariacica é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Educação Integrada, e visa potencializar a cultura e a música nas escolas da rede municipal de ensino, oferecendo aos estudantes, artistas, compositores, cantores, instrumentistas e intérpretes uma oportunidade para demonstrar suas habilidades musicais e produzirem em estúdio materiais em formato audiovisual.


A competição começou em julho e as audições aconteceram no auditório Antário Filho, na sede da Seme. A primeira etapa contou com 52 escolas participantes e 387 candidatos.


Confira a lista completa dos ganhadores


Categoria Ex-aluno


1º lugar - 28.696 votos - Camili Rocha Raísa da Silva, 18 anos, da Emef Valdici Alves Baier, em Santana.

2º lugar - 11.243 votos - Renato Alves Santos, 17 anos, da Emef Talma Sarmento de Miranda, em São Geraldo.

3º lugar - 5.667 votos - Grupo Four Friends, formado por Thiago Luiz Vieira da Silva (17 anos), Vívian Santos Ferreira (16), Marcos Vinicius Mendes Bergamini (18) e Nathalia Torezani do Carmo (16), da Emef Sebastião Rodrigues Sobrinho, em Santo André.


Categoria Aluno e Família ou Servidor


1º lugar - 16.516 votos - Emanuelly Tassinae, 11 anos, da Emef João Pedro da Silva,  em Porto de Santana, e Ralyton (pai).

2º lugar - 10.634 votos - Livian Karla Ribeiro Rodrigues, 10 anos, da Emef São Jorge, em Rio Marinho, e Tátila (mãe).

3º lugar - 7.705 votos - Júlia Beatriz Rodrigues Carvalhido, 14 anos, da Emef Maria Augusta Tavares, em Jardim Botânico, e Leoni (professor).

Categoria Música Popular

1º lugar - 17.942 votos - Andrielly Felhberg Pimentel de Almeida, 10 anos, da Emef Vienna Rosetti Guterres, em Santana.

2º lugar - 11.536 votos - Kauã Filipe de Oliveira Silva, 13 anos, da  Emef Oliveira Castro, em Itaquari. 

3º lugar - 6.206 votos - Letícia Araújo Sperandio, 15 anos, da Emef Professor Cerqueira Lima, em Jardim América.

Categoria Música Religiosa e Gospel


1º lugar - 6.147 votos - Jhulie Jennifer Soares França, 13 anos, da Emef Professor Cerqueira Lima, em Jardim América.

2º lugar - 5.456 votos - Débora Fermon da Silva, 14 anos, da Emef Professor Cerqueira Lima, em Jardim América.

3º lugar - 1.446 votos - Rian de Jesus Moura, 18 anos, da Emef Padre Gabriel Roger Maire (Caic), em Porto Novo.