Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é marcado com ação de panfletagem e banda de congo na Expedito Garcia

As pessoas que passaram pela Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (3), depararam com um grupo de pessoas ressaltando a importância de um dia muito relevante: ação sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cariacica (Comdped).

Além da ação com entrega de panfletos sobre a data, houve apresentação da banda de congo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e faixas relembrando o tema da ação: "Construir melhor: em direção a um mundo pós-Covid inclusivo, acessível e sustentável".

Ainda na manhã desta sexta-feira, o Comdped realizou mobilização com panfletagem nos terminais de Campo Grande, Jardim América e Itacibá. “A Secretaria de Assistência Social está muito feliz com a série de ações realizadas por meio do Comdped e as secretarias parceiras”, disse a secretária de Assistência Social, Danyelle Lirio.

À tarde, foi promovida uma paralimpíada com atividades de atletismo, basquete e futsal, além de panfletagens, na Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

O secretário de Governo Messias Donato esteve na competição representando o prefeito Euclério Sampaio. “Esta data é muito importante porque representa a inclusão das pessoas com deficiência. É um momento em que aproveitamos para refletir”, declarou.

A programação continua no sábado (4), com atividades de natação na Escola Castro Alves, em Santana, das 7h30 às 10 horas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme). A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é vinculada ao Comdped.

O conselho

O Comdped é composto por 40 membros titulares e suplentes, com membros indicados pelo Poder Executivo, garantindo a representatividade das secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Saúde, Esporte, Cultura, Serviços e Obras, e membros indicados pelas entidades da sociedade civil organizada, que são escolhidos por assembleia específica de eleição.

As atribuições do conselho são acompanhar e fiscalizar a efetiva implantação e implementação da política de atendimento da pessoa com deficiência, como também definir e acompanhar prioridades de aplicação dos recursos públicos municipais destinados aos serviços de atendimento e de assistência social voltados para este segmento.

A data

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em 3 de dezembro. Foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1992. A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos e celebrar as conquistas das pessoas com deficiência.

A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.