Semas promove capacitação para os profissionais da Rede de Proteção e Atendimento da Criança e do Adolescente

A Rede de Proteção e Atendimento da Criança e do Adolescente de Cariacica tem um encontro marcado nesta terça-feira (23) e quarta (24) para uma capacitação. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, tem como objetivo oferecer formação aos conselheiros tutelares, assim como aos demais profissionais que fazem parte da Rede.

"A capacitação tem o propósito de oferecer instrumentos para que os profissionais envolvidos realizem o melhor atendimento para nossas crianças e adolescentes, garantindo a efetivação dos seus direitos", declarou a secretária de Assistência Social, Danyelle Lirio.

O evento acontece no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, das 8h às 17 horas. Ao final da capacitação, o participante receberá um certificado digital. Durante o evento é obrigatório respeitar os protocolos de segurança contra o coronavírus e o uso de máscara.

• Contextualização: história social da infância no Brasil;

• Conselheiro tutelar como "defensor da criança e do adolescente" e conhecimento amplo de suas atribuições;

• Integração com os poderes Executivo e Legislativo;

• Clareza nas atuações junto às polícias Civil e Militar, e também nas escolas;

• A atuação junto ao Poder Judiciário (Ministério Público e Juizado da Vara da Infância e Juventude); rotina dentro do Conselho Tutelar (ofícios, encaminhamentos, notificações, colegiado);

• Conhecer o real papel do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e saber a importância deste órgão funcionar de forma efetiva para que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam devidamente garantidos;

• A importância da atuação da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente.