Oficinas de Música levam conscientização aos cidadãos nos Cras

A música é usada como forma de conscientizar os munícipes quanto aos seus direitos e deveres de cidadãos nas oficinas no serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que acontecem nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).


As Oficinas de Musicalização são ministradas pelos educadores Pedro Henrique de Brito Antunes e com Leandro Xavier Martins, que se dividem entre os oito Cras do município.


“Nós usamos a música, entre outras artes, como veículo de comunicação para levar aos munícipes o conhecimento das políticas públicas, bem como a conscientização sobre seus direitos e deveres, incentivando-os a serem protagonistas da própria história”, explica Leandro.


O educador Pedro Henrique de Brito Antunes acrescenta que a atividade tem o intuito de melhorar a comunicação, coordenação rítmica e motora; percepção sonora, corporal e espacial; memória, atenção e concentração; entusiasmo pela prática de conjunto; cooperação e disciplina do grupo.


Para quem participa das oficinas, as atividades são mais que um momento de ouvir um som, tocar ou cantar: “O serviço de convivência serve para ensinar o respeito e criar um vínculo entre as pessoas”, disse Jhon da Silva, 13 anos.


Já Fábio Roberto, que tem a mesma idade, gosta da diversão: “Eu acho as oficinas de música superlegais. O professor faz a gente rir e ensina o respeito ao mesmo tempo”. "É divertido e distrai um pouco", acrescenta Cristiano Oliveira, 11 anos.