Prefeitura de Cariacica entrega primeira etapa da reforma da Unidade Básica de Saúde de Jardim América

A primeira etapa da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim América foi entregue nesta terça-feira à população de Cariacica. Numa homenagem a uma das primeiras moradoras do bairro, a UBS vai receber o nome de Oneida Viola Maio, filha de Hugo Viola, fundador de Jardim América.

O anúncio foi feito pelo prefeito Euclério Sampaio, durante a entrega da obra, que foi a primeira grande reforma feita na Unidade de Saúde desde sua inauguração, em dezembro de 1971.

O prédio ganhou novos consultórios médicos e odontológicos, reestruturação da parte elétrica, com troca de fiação, reforma da rede de esgoto e troca de piso, reestruturação do telhado e a adequação da acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção.

“Estou no bairro onde nasci e cresci, nesta unidade de saúde onde dei meus primeiros passos na saúde. Quero agradecer aos servidores da UBS dessa minha querida Jardim América, que é a capital do meu país Cariacica. E agradecer também à população desse bairro que está conosco na luta e nos ajudado... às lideranças, secretários e aos vereadores. Precisamos de união, porque sozinho não teria esse sucesso que a cidade está experimentando”, ressaltou o prefeito.

Desafios

Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde, acrescentou como a entrega da reforma foi desafiadora. “A situação na UBS de Jardim América estava muito precária. É muito importante ver nossos projetos saírem do papel. E agora, aqui, priorizamos a reforma do telhado, criamos acessibilidade e voltamos com o consultório odontológico. A gente está na Saúde para atender à população cada dia melhor”.

Desafiador também foi o trabalho da Secretaria de Obras. “A saúde tem pressa e por isso fico feliz em contribuir trabalhando para entregar essa reforma com prazo curto, dentro do padrão Cariacica de qualidade”, salientou Weverton Moraes, secretário de Obras.

A homenageada

Oneida Viola Maio, que vai dar o nome à UBS de Jardim América, era filha de Hugo Viola, fundador do bairro. Ela morreu aos 84 anos, em 2014. “Minha mãe sempre fez muito por Jardim América. Me sinto muito emocionado com essa homenagem, já que a reforma dessa Unidade de Saúde representa a retomada da autoestima do morador do bairro”, disse, emocionado, César Viola, filho de Oneida.

Meio século

A UBS) de Jardim América é bem representativa para os moradores do município. Foi inaugurada em 9 de dezembro de 1971 e, à época, era uma referência de atendimento à população. Com os passar dos anos, a estrutura ficou sucateada e os problemas na estrutura física se acumularam.