Dona Maria Miúda se despede da Secretaria de Serviços depois de mais de 30 anos dedicados a Cariacica

Ela não mede nem 1,50 metro de altura, e seu apelido é Miúda, mas é uma gigante quando o assunto é trabalho. Estamos falando da dona Maria Rodrigues, 75 anos, que era servidora da Prefeitura de Cariacica e se aposentou no início de outubro depois de mais de 30 anos de dedicação.

No dia da sua despedida, ganhou uma homenagem e tanto: recebeu das mãos do prefeito Euclério Sampaio a Comenda Moxuara, oferecida pela Câmara dos Vereadores. “Agradecemos a você os anos de dedicação. As portas da prefeitura vão estar sempre abertas”, afirmou o prefeito.

Nos últimos 20 anos, dona Maria era a guardiã da praça Praça Marechal Deodoro da Fonseca, em Cariacica-Sede. Todos os dias, desde o começo dos anos 2000, ela varria, capinava e recolhia o lixo.

Quando encontrava alguém com o pé em cima de um banco, gentilmente pedia para que retirasse para não estragar o patrimônio público. Fazia isso diariamente. E fazia com muito prazer.

“Esse trabalho era a minha vida”, diz, chorando de emoção. Ela chora porque foram muitos anos de dedicação na função de gari. “Eu gostava muito de fazer meu trabalho, de contribuir para o município e deixar isso aqui tudo bonito”, relembra ela, que guarda com carinho sua roupa de gari.

Tanta dedicação por tantos anos tinha um objetivo muito nobre, que era cuidar sozinha das quatro filhas. Maria Miúda se separou do marido quando a filha mais velha tinha 10 anos e a mais nova, 2. Como não tinha como se sustentar, arregaçou as mangas e trabalhou como doméstica, costureira e como pedreira até conseguir o trabalho de gari na administração municipal. Hoje, as filhas estão criadas e com as famílias formadas.

Orgulho

A história de Maria é motivo de orgulho para sua família de oito irmãos. Três deles ainda estão vivos e fizeram questão de acompanhar Maria na conversa com a reportagem. “Ela merece todas as homenagens porque é muito trabalhadora, tranquila e prestativa”, diz a irmã Valdete Gonçalves.

Ela também deixou boas lembranças na Secretaria Municipal de Serviços de Cariacica (Semserv). “A prefeitura quer agradecer por ela ter sido a guardiã da praça, sempre zelando, cuidando de tudo. O trabalho dela foi muito importante para Cariacica. Nosso sentimento é de gratidão. Obrigado, dona Maria”, finalizou Marcos Aranda, secretário municipal de Serviços.