Obras em Cariacica vão evitar alagamentos e levar sistema de esgoto a 19 bairros

Mais uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Cariacica traz para o município obras que irão beneficiar e impactar a vida de toda a população. Nesta segunda-feira (18), o governador Renato Casagrande esteve no município para, ao lado do prefeito Euclério Sampaio, anunciar novos investimentos na cidade.

Foi anunciada a publicação do Edital para execução das obras de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Rio Formate, nos municípios de Cariacica e Viana. Serão investidos R$ 16,3 milhões na construção de reservatório de amortecimento de cheias e parque linear, além da limpeza, retificação e ampliação da calha do rio. Também foi anunciado o início das obras dos sistemas de esgotamento sanitário em 19 bairros de Cariacica, com investimento de mais de R$ 138 milhões.

O evento aconteceu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Bandeirantes e contou também com a presença da vice-governadora Jacqueline Moraes; do secretário de Estado de Governo, Gilson Daniel; do vice-presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual Marcelo Santos; do prefeito de Viana, Wanderson Bueno; do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente; do secretariado da prefeitura de Cariacica e de vereadores do município.

“Essas obras são um marco muito importante para a história do município. Essas duas obras estão na mesma proposta do trabalho que estamos fazendo desde o nosso primeiro dia de governo. Com isso esperamos que os problemas de alagamento não ocorram mais e o povo não sofra mais toda vez que o tempo fica ruim”, declarou o prefeito Euclério Sampaio.

O edital de contratação das obras de execução de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Rio Formate foi autorizado para publicação pelo governo do Estado e Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). “Estamos fazendo os maiores investimentos da história do Estado no município de Cariacica. Essa obra do Rio Formate vai ajudar muito a população que sofre sempre com os dias de chuva”, afirmou o governador.

As obras irão beneficiar aproximadamente 100 mil moradores dos bairros Vista Dourada, Novo Horizonte, Operário, Industrial, Marcílio de Noronha, Vila Bethânia, Campo Verde, Coqueiral e Caçaroca, além de outros do município de Viana.

Esgotamento sanitário

Já o sistema de implantação e complementação do sistema de esgotamento sanitário de Bandeirantes e Nova Rosa da Penha, os investimentos são de R$ 138.934.252,88 e os bairros beneficiados com esta obra são: Nova Rosa da Penha, Tiradentes, Campina Grande, Jardim Campo Grande, Santa Paula, Vista Linda, Caçaroca, Alzira Ramos, Porto de Cariacica, Vila Merlo, Cariacica-Sede, Rio Marinho, Santa Bárbara, Parque Gramado, Santo André, Padre Gabriel, Jardim Botânico, Bela Vista e Vila Capixaba.

O presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis, destaca que o Espírito Santo está avançando rapidamente e vai dar acesso aos serviços de saneamento à população de Cariacica antes do prazo previsto pelo Novo Marco Legal do Saneamento. “O sistema Bandeirante foi o primeiro que nós conseguimos a liberação das áreas públicas e desapropriações. Eu agradeço ao prefeito Euclério Sampaio que fez cessões de diversas áreas públicas para podermos fazer as elevatórias”, comentou.

* Com informações do site do Governo do Estado