Oficinas de teatro levam arte e fortalecimento de vínculos familiares aos Cras de Cariacica

Despertar o artista que existe dentro de cada criança, inserindo lições que elas vão levar para a vida, fortalecendo suas relações familiares, ressaltando valores como empatia, amizade e companheirismo. Esses são os objetivos das oficinas de teatro que acontecem nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).


O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferece também oficinas de música, rima e poesia, capoeira e atividade física e é ofertado para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Esta é a segunda de uma série de matérias sobre as oficinas oferecidas nos Cras. Nas próximas semanas, mostraremos os trabalhos dos outros educadores.


Kamylla Soares


No Cras de Mucuri, a oficina de teatro é ministrada pelo educador cultural Carlos Henrique Vieira Felberg. Ele também trabalha nos Cras de Porto Novo, Rio Marinho e Campo Verde. As oficinas possibilitam que as crianças, por meio do teatro e elaboração de curta-metragens, desenvolvam características artísticas, elaborando roteiros, criando cenários e interpretando papéis.


Emanuel Simão


E artista é que não falta na oficina. Um deles é o Alexandre da Silva, Braga, de 11 anos. Ele sonha em ser caminhoneiro quando virar adulto. Mas enquanto é criança ele não falta às atividades! “Eu não fico em casa porque aqui aprendo e me divirto”.


Aos 8 anos, Caio de Souza também gosta das oficinas porque ele ama as brincadeiras. Diversão e aprendizado também são os motivos que levam o Emanuel Simão, 11 anos, a se dedicar aos encontros no Cras, enquanto cultiva seu sonho de virar um jogador de futebol. “Aqui encontro muita paz”, diz Emanuel. Para Kamylla Soares, de 9 anos, as oficinas de teatro vão ajudá-la a se tornar cantora e dançarina no futuro.


Reflexões


Alexandre da Silva


As aulas introduzem temas relevantes como valorização da vida, combate ao trabalho infantil, sempre com atividades diferenciadas, como a oficina de teatro. Em Mucuri esse trabalho também conta com os educadores Lucimara Claudia e Maurício Domingos, com a técnica de referência Camila Ramos e a técnica de apoio Jéssica Tamanhon.


Caio de Souza


As demais oficinas ministradas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos oito Cras são ministradas pelos educadores de teatro Wilton Bastos Bezerra da Silva; de letra e rima, com o educador social Jackson Ferreira Santos; oficina de músicas com Leandro Xavier Martins e Pedro Henrique de Brito Antunes; capoeira com Renato Lopes Pereira e Fabiano Lopes Ferreira; e Leonardo Filgueiras Latarro com atividade física.