Dia D da Assistência: mutirão de atualização do CadÚnico e outros serviços é um sucesso

Foi um sucesso o Dia D da Assistência Social, realizado nesta sexta-feira (10), em frente à sede da Prefeitura de Cariacica, em Alto Lage. Uma grande estrutura foi montada para fazer cerca de 2 mil atendimentos durante a ação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

As gerências ligadas à Semas ofereceram serviços, orientações e dicas. “O Dia D foi uma grande mobilização com o objetivo de atender aos munícipes de forma organizada e mais rápida. O carro-chefe foi o cadastramento e a atualização do CadÚnico. Mas vários serviços ligados à Assistência no município estavam presentes, assim como vacinação e testagem contra a Covid-19. O trabalho de todos os colaboradores também foi de fundamental importância para o sucesso do evento”, destacou Danyelle Lirio, secretária municipal de Assistência Social.

CadÚnico

Uma das pessoas atendidas no mutirão foi Daiane Pereira da Silva, segurança de 29 anos. Moradora do bairro Prolar, ela participou do Dia D para fazer a atualização do Cadastro Único (CadÚnico), que é indispensável para inserção nos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. Ela é mãe de dois filhos e acredita que o evento facilitou o processo de recadastramento.

Já Valéria Capaz, operadora de caixa de 32 anos, levou a mãe para atualizar o CadÚnico. Para ela, o serviço no mutirão foi rápido porque a equipe da Semas estava bastante mobilizada.

Esses atendimentos foram oferecidos pela Gerência de Proteção Social Básica. Muitos atendimentos foram pré-agendados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), mas também havia vagas disponíveis para o atendimento na hora.

Vacina de ciganos

Já a Gerência de Igualdade Racial deu ênfase ao atendimento aos povos tradicionais, como a vacinação de ciganos, pomeranos, pescadores, marisqueiras e ribeirinhos. Sueli Souza de Amorim, 42 anos, foi uma das atendidas. Ela é integrante dos povos ciganos que estão acampados no bairro Bubu. Grávida de sete meses do sétimo filho, ela é a primeira cigana a fazer o pré-natal no acampamento e foi até o mutirão para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Também cigana, Andreia da Silva Moraes, 39 anos, foi ao Dia D para ser imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e para vacinar os filhos contra a Influenza (gripe). Ela vive com a família no acampamento do bairro Santo Antônio.

No estande houve recolhimento de brinquedos, livros e roupas para serem doados para os povos tradicionais. No mesmo local também aconteceu a entrega dos cartões do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Cariacica (Comseas).

Orientações
O pessoal da Gerência de Proteção Especial ofereceu orientações sobre Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Família Acolhedora e Apadrinhamento Afetivo. Também foram distribuídos fôlderes e panfletos com informações.

Incentivo a denúncias
A gerência dos Direitos da Mulher levou para o Dia D uma Cabine SOS, onde foi possível ouvir áudios nos quais mulheres vítimas de violência pediam socorro durante a ligação. Essa cabine é utilizada nas ações externas como forma de impactar e incentivar a denúncia. Também aconteceu distribuição de cartilhas de orientação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Auxílio para inscrição
A Gerência da Juventude divulgou e auxiliou as pessoas a criarem o ID Jovem, que é ligado ao CadÚnico e tem como público-alvo jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos. O programa oferece benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, bem como gratuidade em concursos públicos, além de possibilidade de ter 100% de desconto em viagens interestaduais.

Aproveitamento de alimentos
Já a Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional apresentou os benefícios do aproveitamento integral dos alimentos e dicas de receitas, além de distribuição de panfletos com essas orientações.