Secretaria de Cultura dá incentivo financeiro para modernizar as bandas do Carnaval de Congo de Máscaras de Cariacica

Foi ao som do clássico "Iaiá, você vai à Penha?", em homenagem à Nossa Senhora da Penha, que a Solenidade do Congo começou no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Uma a uma, as bandas do Carnaval de Congo de Máscaras entraram no espaço tocando tambores e casacas. Uma verdadeira festa promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (Semcult).


O evento foi para marcar a entrega do incentivo financeiro de R$ 9 mil que a Semcult, em parceria com o Banestes, disponibilizou para a modernização de seis bandas de congo de Roda D'Água, zona rural do município. As bandas beneficiadas foram Sebastião de Taquaruçu, Santa Izabel, Mestre Tagibe, São Benedito de Piranema, Unidos de Boa Vista e São Benedito de Boa Vista. 


As bandas poderão investir o dinheiro em itens voltados ao Carnaval de Congo de Máscaras. O objetivo é melhorar a estrutura, adquirir equipamentos, entre outras necessidades para a realização dos desfiles anuais.


Cultura


O evento contou com a presença do prefeito Euclério Sampaio, da secretária de Cultura Nina Santos, do presidente da Associação das Bandas de Congo de Cariacica, Mestre Jeferson, do gerente-geral do Banestes de Campo Grande, Vinícius Trassi Ribeiro demais secretários municipais e claro, do ilustre personagem João Bananeira, símbolo cultural de Cariacica, fazendo sua tradicional performance de interação com o público. 


"A cultura resgata as nossas histórias e as nossas tradições. E o congo pertence a Cariacica. Precisamos cuidar desse bem tão precioso que é de todos nós", disse o prefeito Euclério Sampaio. 


A secretária de Cultura Nina Santos agradeceu a parceria com o Banestes e reforçou a tradição do congo no município. "Precisamos valorizar essa cultura que passa de pai para filho, nossa música regional que exalta Cariacica. Estamos aqui para fazer a diferença e levar o melhor para todos vocês", disse, se referindo a todas as bandas de congo. 


Parcerias


"Sou um amante da cultura, e é uma honra poder representar todos os mestres de congo. Ele existe por causa de vocês. A gente vai lutar para que ele permaneça fazendo história todos os anos e por isso essa parceria é fundamental", contou o presidente da ABCC, Mestre Jeferson.


"Essa parceria fortalece ainda mais o Banestes e o Carnaval de Congo de Cariacica. Importante para o desenvolvimento da cultura do município, que tem muitas riquezas", destacou Vinícius Trassi Ribeiro, representante do Banestes, gerente-geral da agência de Campo Grande. 


Os mestres Valdeci, da Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu, e Tagibe, da Banda de Congo Mestre Tagibe, agradeceram o incentivo financeiro. "Essa ajuda vai ser de grande importância, pois com ela podemos melhorar nossa estrutura, adquirir novos instrumentos, para que a gente possa fazer um Carnaval de Congo cada vez melhor a cada ano", exaltaram.