Animais recolhidos nas ruas de Cariacica recebem tratamento em rancho

A gata Cristal e os cachorros Princesa e Tchubiruba são três dos animais de pequeno porte que foram recolhidos pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) nas ruas do município e levados para o Rancho Bela Vista, na Serra. O local tem contrato com a Prefeitura de Cariacica para cuidar desses bichinhos.

Atualmente, 71 cães e 20 gatos, totalizando 91 animais, estão no rancho, onde eles recebem tratamento e esperam uma guarda temporária. A UVZ recolhe animais de rua em situação de ferimentos ou doenças graves, após a avaliação e autorização da veterinária.

Quando chegam ao Rancho, eles passam por uma triagem, recebem um chip de identificação e passam pelos cuidados com a saúde. No local, os animais de pequeno porte são atendidos por uma equipe de 10 veterinários (ortopedistas, cirurgiões e anestesistas), quatro auxiliares, além de dois motoristas e seis funcionários da limpeza.

Animais de médio e grande porte

O mesmo rancho também abriga os animais de médio e grande porte recolhidos nas ruas pela Secretaria de Serviços (Semserv). Atualmente, 46 cavalos que estavam soltos nas ruas de Cariacica estão no local. Eles também passam por tratamentos, feitos por quatro veterinários e quatro auxiliares, e também recebem chips de identificação.

Os que ainda têm boas condições de saúde podem ser adotados. Mas não é qualquer adoção. Só podem levar esses animais para casa produtores rurais que comprovem ter espaço e condições legais para receberem esses cavalos. Já os que estiverem com a saúde comprometida são levados para propriedades que são usadas como “asilo”, para receberem um final de vida digno.

O Rancho Bela Vista também abriga porcos que foram recolhidos nas ruas de Cariacica. São 14 animais que viviam soltos, sem que os donos fossem identificados.

Acionamento

Para acionar o serviço da UVZ, o munícipe pode ligar para o telefone 3354-7032. Os animais de médio e grande portes que estejam soltos nas ruas, perdidos ou abandonados são recolhidos pela Secretaria Municipal de Serviços de Cariacica (Semserv). Para acionar o serviço basta ligar para os números (27) 98148-0362 (que funciona 24 horas todos os dias da semana). Nos dois casos, também pode ser acionado o telefone da Ouvidoria 162 (que funciona de segunda a sexta, das 8 às 19 horas).

Multas

Atos de abandono e maus-tratos a esses animais podem gerar multa que pode chegar a até R$ 5.000,00, dependendo da gravidade da infração.