Ministério da Saúde realiza pesquisa sobre Covid-19 com moradores de Cariacica

Cariacica participa da segunda etapa da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov), um inquérito sorológico nacional, desenvolvido em 274 municípios, realizado pelo Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com o objetivo de identificar como está a circulação do coronavírus nas cidades.

Para isso, são realizadas visitas domiciliares realizadas pelo Laboratório Pardini, empresa contratada para a pesquisa. Os dados serão utilizados para indicadores estatísticos e futuras medidas de proteção contra a Covid-19. A pesquisa é oficial e verídica. Não se trata de um levantamento falso.

"A participação das pessoas na pesquisa é fundamental para que tenhamos um controle maior da situação do coronavírus no município. Por isso, a gente pede colaboração dos munícipes para que nos ajudem a encontrar caminhos para sairmos dessa pandemia o mais rápido possível", destacou a subsecretária de Saúde, Juliana Bruno.

Pesquisa

Os pesquisadores, sempre paramentados com uniformes e crachás de identificação visitam as casas dos moradores, por meio de sorteios baseados nos critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No local, os munícipes preenchem os dados pessoais em um questionário e os agentes realizam a coleta de sangue de todos os residentes.

A amostra e o questionário são encaminhados para o Laboratório Pardini e para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em até quatro dias o resultado fica pronto e o morador poderá consultá-lo pela internet ou nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Para mais informações, o morador pode ligar para o telefone da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (SUS) 136, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20 horas e sábados, das 8h às 18 horas.

Sigilo

É importante ressaltar que os dados dos participantes não serão divulgados. Serão adotados todos os procedimentos de segurança da informação já utilizados pelo IBGE, visando a não identificação dos participantes e a confidencialidade de todos os dados coletados.

Somente os dados analisados em conjunto serão divulgados, mas nunca com informações pessoais dos participantes.

Para a pesquisa foram selecionados 62.097 domicílios do Brasil, 211.129 indivíduos e 274 municípios foram incluídos, sendo sete do Espírito Santo.

A PrevCov é realizada pelo Ministério da Saúde; Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass); Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Análise do material

A análise será dirigida, principalmente, a avaliar a prevalência de Covid-19 na população brasileira, em diferentes recortes geográficos. Adicionalmente, será enfatizada a pesquisa de outros determinantes que podem influenciar essa prevalência, bem como um maior risco para adoecimento. Os dados da pesquisa também permitirão cálculos mais precisos de indicadores de morbidade e da letalidade pela doença.

Pesquisa

A Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov) é uma das maiores pesquisas sobre Covid-19 do mundo. É um estudo soroepidemiológico nacional que pode fornecer informações que apoiem a tomada de decisão baseada em evidências, embasando as respostas em saúde pública e nos mostrando a distribuição da Covid-19 e sua dinâmica de transmissão.

O levantamento sinaliza como a doença varia ou variou de acordo com o cenário específico das populações afetadas, e nos diferentes recortes geográficos: grandes regiões, unidades federadas, regiões metropolitanas e municípios das capitais.

O objetivo é estimar a prevalência da infecção pelos vírus SARS-CoV-2 (coronavírus) em residentes do Brasil com estimativas para as capitais, unidades federadas e regiões metropolitanas de capital.