Audiência Pública apresenta bons resultados do IPC

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC) realizou nesta terça-feira, 17, no plenário da Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública de Prestação de Contas referente ao primeiro semestre de 2021. Os dados foram expostos pela diretora-presidente do IPC, Cristina Zardo Calvi. A prestação de contas é um instrumento de transparência e de controle social dos atos administrativos, orçamentários e financeiros das organizações públicas.

O evento contou com a participação do prefeito Euclério Sampaio, do secretário de Governo Messias Donato, do presidente da Câmara de Vereadores de Cariacica, Lelo Couto, do vereador Renato Machado, do secretário de Esportes Sérgio Côgo e do secretário de Comunicação João Réboli. Além da diretoria executiva do IPC, participaram também o diretor Previdenciário do IPC, Celso Andreon, e a diretora Juliana de Lima Silva Rodrigues.

Durante a audiência foram apresentados dados referentes à Gestão Previdenciária, Avaliação Atuarial 2021, Gestão Financeira e Orçamentária, Programa Pró-Gestão e Órgãos Colegiados. A prestação de contas ainda explanou sobre temas importantes que fazem parte da rotina do instituto: a realização do Recenseamento Previdenciário, alterações no empréstimo consignado, a implantação do atendimento online ou por agendamento e o retorno do atendimento presencial e a otimização das redes sociais.

De acordo com a diretora-presidente do IPC, apesar da pandemia ter dificultado algumas metas do instituto, de modo geral, o cenário é positivo. “O Fundo Previdenciário do IPC está em uma situação muito boa, tendo apresentado um superávit de R$ 5.334.169,84 no Cálculo Atuarial de 2021”, destacou.

Cristina Zardo ressaltou, ainda, que “temos um governo que se preocupa com o servidor, pois todos os repasses estão em dia”. Segundo ela, o IPC tem a capacidade de pagamento de aposentadorias para os próximos 45 anos. “Administramos recursos que são dos servidores, por isso o nosso compromisso em melhorar cada vez mais”, afirmou.

Bom histórico

Por conta desse bom histórico é que o instituto hoje é conhecido nacionalmente por sua excelência. O IPC possui a certificação nível III no Programa de Certificação da Secretaria de Previdência – somente Recife também alcançou essa classificação no país. O objetivo do instituto é chegar ao nível IV. Por isso, vem trabalhando intensamente nas dimensões do Pró-Gestão, que são: controle interno, governança corporativa e educação previdenciária.

O prefeito Euclério Sampaio fez questão de enfatizar que o IPC é uma das áreas mais importantes de atuação porque interfere diretamente no futuro do servidor. “Buscamos de maneira muito técnica colocar no instituto pessoas que conduzam com maestria essa pasta porque aposentadoria é coisa muito séria”, frisou.

O secretário de Governo Messias Donato completou a fala do prefeito. “Após assistir essa audiência pública, fiquei impressionado com o bom trabalho que vem sendo realizado no IPC pela diretoria e seus servidores”, concluiu.