Moradores realizam plantio de ervas medicinais na Unidade de Saúde de Oriente nesta sexta

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) promoveu nesta sexta-feira (13) o plantio, cuidado e colheita do jardim e da horta terapêutica da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Oriente. O projeto é do Departamento de Programas Especiais, Alimentação e Nutrição com o objetivo de envolver a comunidade, trocar experiência, promover o uso consciente das ervas medicinais e o cultivo de hortaliças.

Os moradores da região e usuários da unidade de saúde puderam dividir os alimentos e mudas colhidas para serem cultivadas em casa.

A referência técnica da área de Alimentação e Nutrição da Semus, Vanessa Alvarenga Crispim, afirmou que a realização das hortas terapêuticas é excelente para a integração da equipe de saúde com a comunidade.

"Promovem a sustentabilidade e o autocuidado tanto de usuários como também dos profissionais de saúde, que podem usar do espaço para o cuidado e contato com a terra e as plantas", afirmou a nutricionista.

O encontro teve a presença do agrônomo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Leonardo Moreira Borges de Souza, que contribuiu com a experiência em cultivo domiciliar. No final do evento foi oferecido aos participantes um chá de ervas medicinais e a nutricionista Carol Palmeira explicou sobre as propriedades e benefícios da bebida.

"Foi uma manhã extremamente gratificante de 'hortaterapia'. Uma oportunidade de promover o autocuidado, o trabalho em grupo e a socialização da equipe e comunidade. Agradeço o apoio da Atenção Primária e dos funcionários da unidade de saúde que se empenharam em realizar o projeto", disse o supervisor da UBS de Oriente, Sergio Menezes de Almeida.