Dona Maria, 85 anos, é aluna da EJA e prova que nunca é tarde para começar a estudar

O ditado que fala que nunca é tarde para começar é realmente certeiro. Para quem quer estudar, então, sempre é tempo de concretizar esse sonho.

Este é o caso da dona Maria Aparecida Teixeira, 85 anos, aluna do anexo da EMEF Maria Paiva, que funciona nas dependências da Paróquia Bom Pastor em Campo Grande. Ela cursa o segundo ciclo vespertino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme).

Dona Maria morava no interior de São Paulo, onde trabalhou muitos anos como empregada doméstica e não teve a oportunidade de estudar quando jovem. Há 40 anos, mudou-se para o Espírito Santo com o marido e com os filhos pequenos. Perdeu o marido num acidente e ainda teve que se dedicar à família por muitos anos.

Depois dos 80 anos, ela decidiu que gostaria de voltar à sala de aula. Como as aulas presenciais ainda não retornaram, por causa das restrições impostas pela pandemia, dona Maria está fazendo as atividades em casa e sofrendo com a ausência dos colegas de classe. Mas todos os dias se arruma e senta na escrivaninha do seu quarto para fazer as atividades enviadas pela escola.

Como dona Maria, outros 2.508 estudantes fazem a EJA em Cariacica, cerca de 10% deles têm mais de 50 anos. A modalidade de ensino é oferecida em 23 escolas municipais de Cariacica.

As matrículas da EJA já estão abertas desde abril, porém podem ser realizadas ao longo do ano. O ciclo é semestral de 6º ao 9º ano, e anual para o primeiro segmento ( 1º ao 5º ano). A pré-matrícula pode ser feita clicando aqui.