"Cariacica por Elas": campanha de combate à violência contra a mulher será lançada nesta quarta (4)

O município de Cariacica está cada dia mais empenhado em proteger as mulheres. O próximo passo será a campanha "Cariacica Por Elas", que será lançada nesta quarta (4), às 9h30, no Centro Cultural Frei Civitella del Tronto.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) prevê a conscientização e o enfrentamento à violência contra a mulher. A campanha vai distribuir material educativo e informativo nos equipamentos públicos como os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), os Centro de Referência de Assistência Social (Cras), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Conselhos Tutelares.

Os cartazes e fôlderes vão conter os telefones dos locais onde as vítimas podem denunciar as agressões e também a explicação sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, como a violências física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

No lançamento, a palestrante será Cristiane Esteves Soares, promotora de Justiça do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid). Também haverá apresentação de balé, declamação de poema e mostra de artesanato.

Na próxima sexta-feira (6) a campanha realizará uma ação na praça de Campo Grande na qual será feita a abordagem da população para conscientização e a importância de denunciar a violência contra a mulher.

Casa da Mulher Brasileira

Nos próximos meses, a meta de combater a violência doméstica vai ganhar o reforço da Casa da Mulher Brasileira. O espaço vai centralizar os serviços voltados para a mulher vítima de violência, onde poderá solicitar medida protetiva e receber atendimento psicológico e socioassistencial, entre outros.

O município será o primeiro do Estado a contar com uma unidade do programa, que é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e ficará no bairro Rio Branco. A construção será feita com recursos federais e municipais e a gestão será feita pela Prefeitura de Cariacica.