Cariacica: empreendedorismo e portas abertas para as empresas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Cariacica (Semdecit) possui ótimos motivos para comemorar. Desde o início do ano, 36 novas empresas já se instalaram no município. Esse é um resultado alcançado por meio de muitas iniciativas para se tornar uma cidade reconhecidamente empreendedora e que está de portas abertas para as empresas.

Medidas que facilitam linhas de créditos para trazer novos empreendimentos para a cidade, ferramentas que simplificam aprovação de projetos e etapas para desburocratizar instalação de empresas no município são algumas iniciativas.

"A vinda de novas empresas para Cariacica significa um passo muito importante para o município. Com isso, conseguimos renda e geramos empregos para a população. E estamos em busca de novos empreendedores e parceiros para trazer mais empresas. Estamos de portas abertas. O empreendedor será muito bem-vindo aqui", acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Armando Garcia.

Unidade Móvel do Empreendedor

A Unidade Móvel do Empreendedor leva serviços a microempreendedores de Cariacica, por meio de uma parceria da Semdecit, Banestes, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), para atender as comunidades de toda cidade e fomentar o empreendedorismo.

Os microempreendendores de Cariacica podem obter linhas de crédito subsidiadas com taxa zero para valores de até R$ 5 mil e outras linhas de crédito de até R$ 20 mil para os microempresários para auxiliar nos negócios e receber suporte para formalização.

A unidade móvel também conta com os serviços do Programa "NossoCrédito", para oferecer planos de microcrédito com juros mais baixos do que os praticados no mercado.

Aprova Legal

O Cariacica Aprova Legal é o único sistema do país que realiza aprovação de projetos de forma on-line. O objetivo da ferramenta é a aprovação de projetos, regularização de edificações, parcelamento de solo, emissão de taxas, certidão detalhada, habite-se, entre outros. O programa, além de garantir celeridade à aprovação de projetos, vai extinguir o uso do papel. Se as informações estiverem de acordo com os índices, será aprovado automaticamente. Com a criação do sistema inovador, projetos que antes eram aprovados em até 120 dias ou mais, recebem a aprovação em minutos.

Simplifica Cariacica

O Simplifica Cariacica foi lançado no início do ano e tem o objetivo de facilitar o funcionamento de empresas na cidade. Para isso, o Comitê Gestor para Simplificação e Desburocratização (Cogides) da Semdecit planejou ações para simplificação, liberdade econômica, desburocratização, registro, abertura e legalização.

A medida pretende promover o desenvolvimento econômico do município, melhorando o ambiente de negócios por meio de um conjunto de ações que tornarão a administração pública mais eficiente e atrativa para os investidores, reduzindo a burocracia.

Leis de incentivo fiscal

A Semdecit oferece incentivos específicos para atração de empresas, que são as leis complementares 097/2021, sancionada em 5 de maio, que amplia os incentivos às empresas de base tecnológica, autorizando o executivo a reduzir para 2% a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Podem ser beneficiadas, por exemplo, empresas de criação e distribuição de aplicativos, coworkings, escritórios virtuais e até de jogos eletrônicos. E a Lei do Mosaico da Inovação (Lei Complementar 97/2021) são incentivos fiscais para beneficiar empresas de outros segmentos.

"Utilizamos todas essas medidas e artifícios para o empreendedor que deseja ter uma empresa em Cariacica. Seguiremos trabalhando para obter mais índices mais positivos em nossa cidade. Estamos apenas começando", finalizou Armando Garcia, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.