Covid-19: Grávidas que tomaram Astrazeneca poderão se vacinar com a Pfizer

As gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias) que tomaram a primeira dose da vacina Astrazeneca há mais de 70 dias poderão tomar a segunda dose da vacina Pfizer. A orientação é do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).


Em Cariacica, o agendamento para este público será aberto nesta quinta-feira (29), às 14 horas. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai disponibilizar 300 doses do imunizante Pfizer para segunda dose (exclusivamente para as gestantes que tomaram a primeira de AstraZeneca há mais de 70 dias) e 100 para primeira dose.


O agendamento deverá ser feito exclusivamente pela plataforma Vacina e Confia, por meio do site www.vacinaeconfia.es.gov.br.


Suspensão


Em maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão da aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas.


A vacina vinha sendo usada, em alguns Estados, em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas as vacinas CoronaVac e Pfizer. A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.