Evento "Julho das Pretas de Cariacica" é transferido para esta segunda-feira (2)

Uma seleção de mulheres inspiradoras será convidada para falar no evento Julho das Pretas de Cariacica, que acontece nesta segunda-feira (2), das 9h ao meio-dia, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica, que fica no bairro Rio Branco. O evento estava marcado para a semana passada, mas teve que ser remarcado por problemas técnicos.

A programação é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Gerência de Igualdade Racial, e marca o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha.

As palestrantes são mulheres negras que têm trajetórias marcantes dentro do município. Elas vão falar de toda sua vivência, da afirmação de sua negritude e as barreiras enfrentadas, valorizando a conquista de cada uma delas.

“É uma ação que será feita em conjunto com o Governo do Estado, com o objetivo de valorizar as mulheres pretas. Esse seminário vai trazer a realidade atual, de suas experiências e superação de preconceitos”, acrescenta Sandro Cabral Silva, gerente de Igualdade Racial de Cariacica.

A mesa será composta pela secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lírio; pela vice-prefeita de Cariacica, Edna Luzia Furtado; pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo; pelo gerente de Igualdade Racial de Cariacica, Sandro Cabral da Silva; pela gerente de Igualdade Racial do Estado do Espírito Santo, Ednéia da Conceição; pela gerente dos Direitos da Mulher da Prefeitura de Cariacica, Jaciane Brive Marques; e por Valquiria Santos Silva,  servidora da Prefeitura de Cariacica e pesquisadora em Educação Racial e Educação Popular.

Palestras

Três mulheres realizarão palestra no evento. Uma delas será Edilamara Rangel, advogada, professora e presidente da comissão da mulher advogada. Ela vai falar sobre "Mulher Negra e Suas Militâncias - Perspectivas e Avanços nos Dias Atuais".

A outra palestrante do dia é Salomé de Sá, pedagoga da Secretaria de Educação de Cariacica, que vai abordar o tema "Participação das Mulheres Negras na Educação". Everaldina Francisca de Lima, artesã, militante de movimento negro organizado e representante de matriz africana no município, vai debater sobre "O Que é Ser Mulher Negra nos Dias de Hoje".