Secretaria de Educação faz parceria com o Unicef para evitar a evasão escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme) lança nesta quarta-feira (21) uma parceria com a Estratégia Busca Ativa Escolar, uma plataforma desenvolvida pelo Unicef cujo objetivo é localizar os estudantes que estão evadidos ou em risco de evasão escolar. Essa plataforma é interligada nacionalmente, o que permite que a criança ou adolescente que não estejam frequentando as aulas sejam localizados em qualquer parte do Brasil.


O primeiro passo é a criação do “Alerta”, feito na plataforma pelas escolas: os alunos cadastrados são aqueles que estão há mais de 30 dias sem nenhuma interação e cuja escola não conseguiu nenhum tipo de contato com a família, principalmente neste período de pandemia. Esse alerta inclui os dados da criança e da família e o principal motivo que pode ter levado a criança a ficar fora da escola.


Feito isso, a equipe da Seme dá continuidade realizando a Busca Ativa, tentando contato por telefone e fazendo visita à família. Dependendo do caso, também é feito o acionamento no Conselho Tutelar, na Secretaria de Assistência Social e na Secretaria de Municipal Saúde, dentre outros.


A parceria ainda será lançada oficialmente, mas a Secretaria Municipal de Educação já começou a inserir estudantes que estão faltosos. A rede municipal de Cariacica tem 48 mil estudantes matriculados e, até agora, 130 alunos já foram identificados e tiveram os nomes inseridos na plataforma.


“Essas faltas não significam evasão escolar, mas indicam que esses alunos não fazem interação, nem presencial, nem remota, com a escola”, explicou Andrea Barros Furtado, Gerente de Educação Integrada e Gestora Política da plataforma. Quanto à evasão escolar, a Secretaria de Educação ainda está fazendo uma análise desses números.


Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a parceria da Secretaria Municipal de Educação com essa iniciativa do Unicef é só acessar a plataforma no endereço www.buscaativaescolar.org.br.


A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Colegiado Nacional de Secretários/as Municipais de Assistência Social (Congemas) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) também participam da parceria.