Projeto Vida Nova Cariacica traça Mapa dos Sonhos com pessoas em situação de rua

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Esse verso conhecido da música popular brasileira vai ser aplicado dentro do projeto Vida Nova Cariacica, que irá traçar o Mapa dos Sonhos junto às pessoas em situação de rua. O projeto foi lançado na semana passada e é uma ferramenta que visa articular chances de concretização de sonhos pessoais e profissionais para esta população. 


Nesta semana, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica (Semas) que trabalham com esses usuários vão apresentar o resultado de um levantamento que está sendo feito com as pessoas atendidas. Por meio de entrevistas, rodas de conversa e bate-papos, os profissionais estão identificando sonhos e habilidades das pessoas em situação de rua atendidas pelo projeto.


“O objetivo é resgatar esses interesses para termos um diagnóstico desses sonhos adormecidos, de seus projetos pessoais. Além disso, queremos identificar se eles têm alguma habilidade artística e cultural que pode ser trabalhada”, salientou o Luiz Melo, que é a referência técnica do projeto.


Mapa dos Sonhos


Depois do diagnóstico pronto, e com o Mapa dos Sonhos traçado, os usuários e a equipe vão, juntos, trabalhar para construir junto com eles os caminhos para viabilizar esses projetos pessoais.


O trabalho está sendo desenvolvido no Acolhimento Institucional para Pessoas Adultas em Situação de Rua, em Campo Grande, que é considerada a sede e o coração do programa. É lá que estão acontecendo as atividades do programa e onde os moradores em situação de rua recebem o incentivo para tentar melhorar a própria história.


Na parede externa do local já tem um recado com a frase “Há tempo de mudar”. É o mural da esperança, colorido, grafitado feito pelo artista Handerson Chic. Mas é dentro do projeto que eles terão combustível para fazer a guinada rumo a um futuro melhor.


Cursos


Em uma das ações, as pessoas assistidas pelo abrigo vão receber uma formação por meio de cursos que vão preparar esse público para inserção no mercado de trabalho. As orientações acontecerão todas quartas e quintas-feiras, até o final do ano.


Depois da confecção do Mapa dos Sonhos e da capacitação, o Vida Nova Cariacica vai buscar oportunidades – como emprego, cursos, tratamento de saúde – por meio de parcerias junto a órgãos públicos e sociedade civil.


Ainda nesta semana, também será inaugurado no projeto o Cantinho da Leitura, onde a população em situação de rua terá acesso a obras de literatura. Quem quiser doar livros para a biblioteca do projeto pode entrar em contato com o serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas Adultas em Situação de Rua pelo telefone 3386-8606.