Vida Nova Cariacica: projeto quer dar oportunidade de mudança de vida a pessoas em situação de rua

Uma aposta no ser humano, criando oportunidade para mudança de vida. Essa é a essência do Projeto Vida Nova Cariacica, que foi lançado nesta quinta-feira (8) pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica (Semas). O programa é uma ferramenta que visa articular chances de concretização de sonhos pessoais e profissionais para pessoas em situação de rua. O lançamento aconteceu no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande.

Um dos convidados foi o músico Elias Belmiro, que tem uma história de superação que serve de exemplo para as pessoas em situação de rua. Ele é violinista, tocou em orquestras, viajou por vários países e foi professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Dominado pelo vício do álcool, ele foi morar nas ruas, onde viveu por sete anos. Depois, aceitou ajuda, se recuperou e hoje voltou ao que mais gosta de fazer: tocar violão.

São exemplos como o de Elias que a Secretaria de Assistência quer ver multiplicados com o projeto Vida Nova Cariacica. Hoje, existem 132 pessoas em situação de rua em Cariacica. Quarenta delas são atendidas pelo Acolhimento Institucional para Pessoas Adultas em Situação de Rua, em Campo Grande, que vai funcionar como o coração do programa, que tem como referência técnica o servidor Luiz Mello.

Potencial

No lançamento, a secretária de Assistência Social, Danyelle Lirio, ressaltou a importância do projeto. “É um olhar de empatia e humanidade que vai impactar o município de Cariacica. Agradeço à participação dos usuários do serviço. Quero dizer que a gente acredita no potencial de vocês”.

No programa Vida Nova Cariacica, a Semas vai rastrear a qualificação dos moradores em situação de rua e encaminhá-los para os estudos e para o mercado de trabalho.

O prefeito Euclério Sampaio ressalta que o projeto visa dar qualidade de vida a esses cidadãos. “Queremos dar dignidade e cuidar das pessoas em situação de rua e vamos batalhar em conjunto para uma nova Cariacica”.

Outra convidada para o lançamento foi Juscilene Pazon, que é pós-doutora em Ciências Sociais e fundadora do projeto social “Sou Diferente”. “Nós não usamos a expressão ‘morador de rua’, porque a rua não é lugar para ninguém morar. Um projeto como a Vida Nova Cariacica tem a perspectiva de retirar a invisibilidade dessa população, por meio do cumprimento dos direitos. Os moradores em situação de rua têm que saber que uma nova vida é possível, e o município pode ser essa mão estendida para ajudar”, destacou.

O projeto

O projeto Vida Nova Cariacica irá identificar essas oportunidades nos serviços e equipamentos públicos já existentes e conectá-las com as demandas e necessidades das pessoas em situação de rua, direcionando esses moradores para cursos, vagas de emprego, retorno à escola, tratamento de saúde.

A Semas vai buscar parcerias junto a faculdades, empresas, institutos, igrejas, escolas, a fim de agregar parceiros no sentido de garantir múltiplas oportunidades para as pessoas em situação de rua.   Mas o Vida Nova Cariacica não para por aí. Além do foco na busca de oportunidades, o projeto vai criar processos formativos, com o objetivo de fortalecer suas habilidades pessoais e sociais das pessoas em situação de rua, visando estimulá-las a construir novos projetos de vida.