Os guardiões da história de olho no futuro em Cariacica-Sede

A aposentada Ângela Rocha Pina, de 73 anos, faz parte da história de Cariacica-Sede. Ela nasceu e foi criada no bairro, casou-se na Igreja Matriz de São João Batista e ali criou seus dois filhos. Ela trabalhou durante 32 anos na Unidade Básica de Saúde (UBS), como auxiliar de serviços médicos. Foi por meio de suas hábeis mãos de vacinadora que milhares de crianças foram imunizadas contra tuberculose, coqueluche, poliomielite, hepatite. Ela era também umas das profissionais que faziam o teste do pezinho nos recém-nascidos do bairro.

Hoje, ainda cheia de disposição, dona Ângela já não trabalha mais na Unidade de Saúde. Mas ela ainda lembra com muito carinho do seu antigo local de trabalho, que fica a poucos metros de sua casa. “A gente sempre ajudava todo mundo”, lembra. A UBS funciona num prédio bastante antigo, que tem mais de 50 anos. A aposentada recebeu com alegria a notícia de que a edificação será reformada pela Prefeitura de Cariacica. “Essa obra vem no momento certo e foi uma iniciativa excelente da administração municipal”, destacou.

Dona Ângela é conhecida por todos no bairro. Mas isso não é um privilégio só dela. Com ares de cidade do interior, em Cariacica-Sede a vida tem um ritmo diferente dos bairros mais novos do município. Ali, todos têm amigos em comum e se cumprimentam ao se encontrarem na Praça Marechal Deodoro da Fonseca.

E é ali na praça, de frente para a matriz, construída há 170 anos, que encontramos alguém que sabe tudo da história do bairro. Sancler Rosetti, 56 anos, é pedagogo, arte-educador, pesquisador e artista plástico. Desde que nasceu, ele mora em Cariacica-Sede, numa casa bem preservada de onde vê toda a movimentação dos moradores. É ali que o artista multitalentoso guarda suas obras de arte. Muitas delas mostram o congo, patrimônio cultural do município, e paisagens da cidade.

A história de Cariacica-Sede está guardada em suas lembranças, de onde ele retira cenas como as brincadeiras em frente ao coreto e ao chafariz, que já não existem mais na praça. E na memória mais recente ainda ecoa o som do sino da matriz, que hoje é eletrônico, e as procissões, que aconteciam frequentemente antes da pandemia e que estão eternizadas em uma de suas obras.

Sancler trabalha no Centro Cultural Eduartino Silva, que foi o antigo prédio da Câmara Municipal e do gabinete da Prefeitura. É neste espaço que o prefeito Euclério Sampaio despacha uma vez por semana, atendendo diretamente moradores. “Essa proximidade é muito importante porque a comunidade sente que tem livre acesso ao prefeito e às decisões da prefeitura”, acrescenta.

E a sensação de proximidade ocorre também em função das últimas ações da Prefeitura de Cariacica no bairro. No aniversário de 131 anos da cidade, a região recebeu um trabalho intenso de melhorias, como capina, varrição, limpeza mecanizada e manual de rede de drenagem, pintura de meio-fio, troca de lâmpadas de vapor mercúrio por LED, reforma e manutenção do centro histórico, poda de árvore, reforma de cinco praças, além de um monumento Cariacica nos Trilhos, bem no canteiro principal da praça da Igreja Matriz.

O recapeamento de algumas vias contemplou a que fica em frente à casa onde mora Carlos Délio Ferreira, 63 anos, neto de Agostinho Antônio Ferreira primeiro intendente (como se fosse um prefeito da época) da Vila de São João Batista de Cariacica, no final do século XIX.

Ele nasceu na residência onde vive até hoje, pelas mãos da histórica parteira Viena Guterrez. Carlos Délio é do tempo quem as ruas de Cariacica-Sede eram cobertas de pedra-sabão e reconhece que não tem como barrar a modernidade das novas pavimentações, que tanto beneficiam os moradores, como o vizinho com deficiência e como a própria mãe, dona Odila, de 90 anos, que consegue ir sozinha para fazer compras na padaria do bairro.

Carlos é formado em Jornalismo pela Ufes, pós graduado em Artes, bailarino, ator e professor e já ocupou o cargo de Secretário de Cultura de Cariacica. Seu olhar de artista sobre Cariacica faz com que ele encontre beleza em tudo o que diz respeito a Cariacica-Sede. “Aqui temos parte do casario ainda mantido, um clima mais frio, ares de cidade do interior... e o monte Mochuara contemplando tudo isso”.

* Os personagens estão sem máscaras porque estavam distantes de outras pessoas no momento das fotos